Vem aí a 18ª Romaria Nacional do Terço dos Homens: Com a fé de Maria, rezamos pela família!

Revista de Aparecida

A Imaculada Conceição na espiritualidade da Congregação do Santíssimo Redentor

Escrito por Pe. Marlos Aurélio da Silva, C.Ss.R.

28 NOV 2025 - 07H00 (Atualizada em 28 NOV 2025 - 12H16)

Thiago Leon

Os Missionários Redentoristas manifestam grande apreço e reconhecimento a Maria, mãe de Jesus, primeiramente, porque pela redenção abundante que ela experimentou, torna-se singular figura humana agraciada. Com isso entende-se facilmente que é impossível cancelar ou omitir sua presença na ação redentora de Jesus e nos primórdios da vida da Igreja, que sempre a teve em grande estima e veneração. Somado a isso, como filhos de Santo Afonso de Ligório, os redentoristas jamais deixarão de cultivar amor e devoção à Mãe do Belo Amor, vista como a primeira criatura redimida, e que por isso pode nos favorecer e auxiliar em nosso itinerário de vida e fé.

Assim, como reflexo do mesmo zelo filial de toda a Igreja para com a pessoa de Maria, os redentoristas, desde a origem da Congregação, incutiram em seus membros esse olhar contemplativo dos mistérios da Copiosa Redenção, que percebe Maria totalmente relacionada a ele e de modo privilegiado, pois recebeu a abundância do dom divino. E foi com o título de Imaculada Conceição que Maria figurou como a principal padroeira desta família missionária, por desejo do próprio Santo Afonso e dos primeiros redentoristas. Nessa tradição estava certamente o desejo de recordar a grandeza do amor divino que prepara e envolve totalmente Maria para se tornar a mulher redimida, desde sua concepção, e a intercessora de todos nós junto a Deus.

Portanto, não é difícil perceber que há uma convergência entre o anúncio da redenção com o título mariano da Imaculada Conceição, pois o escopo final é exatamente evidenciar a vitória da graça sobre o pecado e a abundância do amor misericordioso de Deus pela humanidade. Ora, o que sempre irá caracterizar a vida missionária cristã e redentorista é o anúncio do Santíssimo Redentor e de seu projeto de vida. Porém, sempre teremos de invocar e evocar Maria como modelo de pessoa na qual a graça divina encontrou abertura e pôde realizar muitas maravilhas, tornando-a a Imaculada Conceição! Mais que um mero capricho devocional e dogmático, nesta expressão de afeto marial está retratada a vocação para a qual toda pessoa humana é chamada a viver, isto é, de responder ao amor de Deus e de estabelecer comunhão solidária com os irmãos, levando o mundo a ser melhor e de acordo com o plano do Criador. Daí vemos ter sentido permanecer na escola de Maria, pois em sua companhia, seguramente, seremos mais de Deus e mais plenos de esperança! É este o dom da espiritualidade mariana e redentorista para o nosso tempo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Marlos Aurélio da Silva, C.Ss.R., em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...

Querido(a) devoto(a),

Infelizmente estamos enfrentando dificuldades na entrega das revistas devido a atrasos dos Correios. Por esse motivo, alguns materiais não estão sendo entregues ou estão chegando com atrasos significativos nas casas dos devotos.

Agradecemos a sua compreensão e ressaltamos a importância da sua fidelidade para a continuidade da missão evangelizadora do Santuário Nacional de Aparecida.

Se tiver qualquer dúvida ou dificuldade para realizar sua doação, estamos à disposição pelos seguintes canais:

local_phone  0300 2 10 12 10

phone_android  WhatsApp: envie sua mensagem para nossa equipe e teremos alegria em ajudar.

arrow_forward Clique Aqui


Confira o conteúdo da Revista Digital: a12.com/revistadeaparecida

Nossa Senhora Aparecida o(a) abençoe! Vamos juntos.