No Ano Jubilar da esperança, a Igreja é toda convocada a ampliar sua vida de oração. Para bem viver essa realidade, o Dicastério para a Evangelização, além dos cadernos do Concílio, que nos auxiliam na compreensão das quatro grandes constituições que emergiram do Vaticano II, elaborou um outro conjunto de cadernos, com o escopo de tratar do tema da oração cristã. Todo esse esforço tem por tarefa despertar na comunidade eclesial a necessidade de uma profunda vida de oração. Muitas são as formas de a Igreja se colocar em oração, uma delas é pela celebração da Liturgia das Horas.
Esse modelo de oração cristã é bem antigo. Por muito tempo esteve apenas nas mãos do clero e dos religiosos. Todavia, com a reforma e renovação da vida litúrgica da Igreja, promovida pelo Concílio Vaticano II, ela voltou a ser divulgada e sua prática ensinada, por ser uma oração de todo batizado. Rezar em determinados momentos do dia é tarefa de todos os discípulos do Senhor, que por meio da oração santificam as horas do dia, à luz do Mistério Pascal de Cristo.
A santificação do tempo é a certeza de que nele Deus se faz presente. Por isso, por meio de Cristo, no Espírito, a Ele fazemos chegar nossos louvores, pedidos e agradecimentos celebrando do início ao findar do dia a vitória da vida sobre a morte.
Na celebração deste Ano Jubilar somos convocados a recuperar o valor desta oração para a vida cristã. Ao recitarmos ou cantarmos os salmos, nos colocamos na vida daqueles que nos deixaram a fé como herança. A fim de que nos recordemos da ação de Deus na história, que atingirá seu fim, quando nos encontrarmos na eternidade. Por isso, celebrar o Ano Jubilar, com a ajuda da Liturgia das Horas, é ampliarmos em nosso coração a certeza de que Deus se faz presente em todos os momentos da história, conduzindo sua criação à plenitude.
Os sinais da esperança na liturgia do Natal
A liturgia do ciclo do natal que compreende o Tempo do Advento e o Tempo do Natal, nos convida a algumas importantes atitudes.
Na tua luz viveremos
Em novembro, a comunidade eclesial é exortada a fazer memória dos seus fiéis defuntos, à luz do mistério da ressurreição de Cristo.
A Palavra de Deus e o Ano Jubilar
Na esteira das celebrações dos 2025 anos da encarnação de Jesus, a Igreja é convocada a celebrar os 60 anos do Concílio Vaticano II, que representou um tempo especial.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.