Revista de Aparecida

A missão de cuidar do Santuário Nacional

Há quase 130 anos, Missionários Redentoristas cuidam com amor e carinho da Casa da Mãe

Escrito por Pe. Heliomarcos Costa Ferraz, C.Ss.R.

01 FEV 2023 - 07H02 (Atualizada em 28 FEV 2023 - 08H27)

Thiago Leon

Desde 1894, os Missionários Redentoristas são responsáveis pelo cuidado pastoral do Santuário de Nossa Senhora Aparecida.

CDM - Centro de Documentação e Memória
CDM - Centro de Documentação e Memória
Parte dos primeiros Missionários Redentoristas que chegaram a Aparecida em 1894.


A devoção, que estava já bastante difundida pelo país, passou a contar com a força, com o dinamismo e a experiência missionária desses homens que, desde então, não medem esforços para que o povo faça sua experiência de fé intensamente.

Leia MaisConfira a participação do Ir. Carlos Cunha no programa Família dos DevotosÀ medida que as estruturas do Santuário foram demandando novas iniciativas, mais missionários foram chegando, somando forças e colaborando com a evangelização do povo brasileiro.

Vários Reitores chegaram e foram embora, renovando constantemente as forças que ajudavam a mover as peregrinações de fé nestas terras marianas. 

De igual maneira, os administradores que foram passando pelo Santuário foram deixando marcas, seja no zelo, seja na construção de estruturas de acolhimento e evangelização.

Thiago Leon
Thiago Leon


Hoje olhamos para o maior Santuário Mariano do Mundo e percebemos como foram valiosas as contribuições que foram feitas, seja pelas doações dos devotos e, especialmente nos últimos anos, pela Família dos Devotos, seja pela colaboração de parceiros nos empreendimentos, seja pela força dos colaboradores e voluntários e com gratidão pelos Missionários Redentoristas, que continuam zelando pela casa da nossa querida Mãe, a Senhora Aparecida.

Agradecemos de forma especial ao Pe. Luiz Cláudio, que esteve à frente da Administração desse lugar sagrado ao longo de 10 anos (2009- 2014 e 2019-2022).

Sua habilidade e competência estão marcadas pela participação na execução de diversas obras aqui, tais como a Fachada Norte, Fachada Sul, os cuidados com os visitantes e os colaboradores devido à Covid-19, as galerias pluvial e de esgoto, a pavimentação do estacionamento, o cuidado com as Obras Sociais - Lar Nossa Senhora Aparecida, que completou 100 anos, o PEMSA, a Casa do Pequeno e o Colinho de Mãe.

Daniele Souza
Daniele Souza
Pe. Luiz Cláudio na cerimônia de inauguração do Hotel Rainha do Brasil, em 2012.


Destaca-se também a sua forma particular de recordar os eventos marcantes aqui do Santuário Nacional e, sobretudo, porque esteve presente como testemunha ocular de vários deles, como a entrega da Fachada Norte, o Centro de Eventos, Hotel Rainha do Brasil, finalização do Trono e Nicho de Nossa Senhora, e os grandes vitrais da Basílica, por exemplo.

Seu zelo pastoral e olhar de águia sempre ajudaram a encontrar soluções para as demandas que surgiram, e antecipando aquelas que poderiam aparecer. Amparado com equipes muito competentes, ajudou o Santuário Nacional a chegar nos nossos dias como referência na comunicação, evangelização, acolhimento e promoção da vida por meio de suas obras sociais.

Thiago Leon
Thiago Leon


Ao Pe. Luiz Cláudio nosso muito obrigado. A Mãe Aparecida sempre estará iluminando os passos desse grande missionário, e certamente por onde passar reunirá muitas mãos que ajudarão na construção de caminhos de fé e vida.

Avante, missionário! E sempre seja bem-vindo a essa casa, nossa casa, casa do povo brasileiro, casa de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil.

Thiago Leon
Thiago Leon
Pe Luiz Cláudio e eu diante da obra de revestimento da Fachada Sul.



Agora,
continuo com a missão de administrar o Santuário Nacional, com o auxílio do Ir. Carlos Cunha, Missionário Redentorista, e contando com a generosa colaboração da Família dos Devotos!

Nossa grande Jornada Bíblica continua

Neste mês, finalizamos a 1ª fase e iniciamos com todo empenho a 2ª fase da Fachada Sul. Os andaimes foram retirados e realizamos o acabamento da base da parte principal da fachada.

Thiago Leon
Thiago Leon



Temos como grande desafio a realização das fundações e reconstrução da Colunata. Algumas dificuldades são encontradas devido à construção do complexo ser antiga e o solo em situação ruim.

No entanto, os profissionais estão totalmente comprometidos, e dia a dia encontram as soluções para as dificuldades que surgem. Aos poucos e com o esforço de todos, vemos a evolução dos trabalhos, contando sempre com a generosidade da Família dos Devotos e as bênçãos da Senhora Aparecida.

Thiago Leon
Thiago Leon


Esta obra é dividida em sete etapas:

  • Fundações;
  • Estrutura de concreto;
  • Revestimento da Colunata em tijolinho;
  • Aplicação dos Mosaicos;
  • Iluminação cênica e de serviço;
  • Revestimento de piso;
  • Revitalização do entorno da Fachada Sul.

Neste tempo, teremos aproximadamente 180 trabalhadores atuando simultaneamente para que, assim, a nossa Jornada Bíblica dê mais um passo e que o Santuário Nacional seja ainda mais acolhedor e evangelizador.

João Pedro Ribeiro
João Pedro Ribeiro


Para continuarmos nossa grande catequese bíblica pelas fachadas da Basílica de Nossa Senhora Aparecida, contamos com a generosidade de cada um de vocês da Família dos Devotos.

Família que reza, constrói e evangeliza! Muito obrigado!


Se você ainda não faz parte da Família dos Devotos, clique aqui e faça seu cadastro agora!
Ajude a Obra Evangelizadora da Casa da Mãe Aparecida!

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Heliomarcos Costa Ferraz, C.Ss.R., em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...