Código Personalizado
Revista de Aparecida

A música como expressão de sentidos

Escrito por Pe. Jonas Luiz de Pádua, C.Ss.R.

03 OUT 2022 - 11H01 (Atualizada em 10 JAN 2023 - 14H47)

Thiago Leon

A música é a arte de expressar os sentimentos através dos sons, e está presente em todas as civilizações, carregando consigo expressões culturais, religiosas e históricas.

Ela envolve todos os aspectos da nossa vida social, haja vista as ocasiões de festascelebrações, convivências, descanso, trabalho e cultos. As diversas expressões musicais (coletiva, pessoal e artística) nos envolvem e permitem acessar uma realidade que está além do material, elas nos fazem vivenciar, atingir e expressar os sentimentos mais profundos do coração humano. 

Na música, além de sua composição, formada por tempos, melodias, letras, o silêncio e a pausa também fazem parte para a apreciação. 

Estamos acostumamos a escutar música sempre fazendo algo. Mas parar de vez em quando é importante para nos concentrar-nos e percebermos os sons que nos envolvem. O verdadeiro silêncio nos permite ouvir os sons da natureza, da vida, e o som de Deus, expressado por amor através de diversos sinais e sentidos.

Se pararmos para pensar, muitas músicas marcaram nossa vida pessoal. Por exemplo, todos nós temos alguma música que nos faz lembrar de uma situação ou de alguém importante para nós. Existem músicas, também, que marcam a nossa história enquanto coletividade, como o Hino Nacional Brasileiro. Artisticamente, nosso país é reconhecido por sua diversidade musical e de ritmos, pois cada região possui uma expressão cultural própria. 

Nesse sentido, destaco a Música Popular Brasileira (MPB) que, no período da Ditadura Militar no Brasil (1964-1985), foi utilizada como expressão de protesto diante das injustiças sociais, da impossibilidade de falar e cobrar abertamente os dirigentes políticos. Ajudaram, assim, na formação e conscientização de muitas pessoas, levantando uma reflexão e compreensão da transformação social, a partir da justiça, da democracia, da liberdade, da paz e do bem. 

Com a música, muitas pessoas encontraram um caminho de libertação do mundo do crime, da violência e da falta de perspectiva de vida. Por isso, existem diversas instituições que utilizam a música na educação e formação de crianças e jovens, como nosso Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida (PEMSA), sustentado por sua generosa contribuição. 

Neste mês da Novena e Festa da Mãe Aparecida, acesse a12.com/festadapadroeira e aprenda a cantar todas as músicas deste ano, além de baixar as partituras para tocar em sua comunidade. Expressemos a fé e a alegria de sermos devotos através da música, pois, como expressão humana, ela nos ajuda a compreender ainda mais os sentidos de nossa vida religiosa, social e cultural.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Jonas Luiz de Pádua, C.Ss.R., em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.