Na esteira das celebrações dos 2025 anos da encarnação de Jesus, a Igreja é convocada a celebrar os 60 anos do Concílio Vaticano II, que representou um tempo especial de frutuosas mudanças para a vida eclesial. Um dos frutos que podemos colher dos documentos que nasceram deste importante momento de reflexão comunitária, sobre a vida da Igreja e sua missão no mundo contemporâneo, foi a valorização da Palavra de Deus. À luz das reflexões elaboradas pelos padres conciliares, constatou-se que é do encontro com a Palavra de Deus que surgem os verdadeiros missionários-discípulos do Senhor. Quando a Palavra é proclamada nas ações litúrgicas, é Cristo mesmo, presente em sua comunidade, revelando e instruindo a todos, segundo os desígnios de Deus.
Buscando evidenciar a importância da Palavra de Deus na formação, para uma fé consciente, ativa, frutuosa e piedosa no processo de reforma e renovação dos livros litúrgicos a Igreja fez surgir um novo elenco de leituras, com a finalidade de iluminar suas ações sacramentais com textos das Sagradas Escrituras. Isso nos faz entender que a liturgia é um lugar privilegiado da proclamação e meditação dessa Palavra, que não passa pela comunidade eclesial sem deixar seus sinais.
Desse modo, o ritual proposto para a celebração do Ano Jubilar de 2025, elaborado pelo Dicastério para a Evangelização, indica inúmeros textos bíblicos que nos ajudam a entender o espírito deste tempo de oração e conversão. De um modo geral, os textos escolhidos nos permitem compreender que Cristo é a esperança que não confunde, mas que nos motiva a ser uma comunidade de discípulos-missionários, fermento do Reino, povo sacerdotal a serviço da construção de novos tempos. Comunidade testemunha do amor e da paz, que vem do coração daquele que se fez carne e habitou entre nós, Jesus Cristo.
Os sinais da esperança na liturgia do Natal
A liturgia do ciclo do natal que compreende o Tempo do Advento e o Tempo do Natal, nos convida a algumas importantes atitudes.
Na tua luz viveremos
Em novembro, a comunidade eclesial é exortada a fazer memória dos seus fiéis defuntos, à luz do mistério da ressurreição de Cristo.
A liturgia das horas na celebração do Ano Jubilar
Muitas são as formas de a Igreja se colocar em oração, uma delas é pela celebração da Liturgia das Horas.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.