Revista de Aparecida

A responsabilidade da boa imprensa

No dia de São Francisco de Sales, Padre Jonas de Pádua ressalta que a boa imprensa também educa, promovendo a compreensão crítica e a reflexão na sociedade

Escrito por Pe. Jonas Luiz de Pádua, C.Ss.R.

29 DEZ 2023 - 16H16 (Atualizada em 23 JAN 2024 - 15H27)

Freepik

No dia 24 de janeiro celebramos o dia de São Francisco de Sales, padroeiro da imprensa. A responsabilidade da boa imprensa é fundamental para uma sociedade informada e democrática. A denominação “imprensa” é utilizada para caracterizar um conjunto de meios de comunicação que exercem o jornalismo e outras atividades de comunicação informativa.

Sua credibilidade é construída através da imparcialidade, isto é, de não privilegiar um dos lados da história narrada, e da verificação rigorosa dos fatos. Além disso, é imprescindível respeitar a diversidade de opiniões e evitar a propagação de desinformação. Assim, os profissionais da informação têm o dever ético de buscar a verdade e apresentar informações precisas.

Os meios de comunicação desempenham um papel importante na promoção da transparência e na prestação de contas de quaisquer organizações públicas e governamentais. Ao realizar perguntas às autoridades e investigar assuntos de interesse público, os jornalistas contribuem para a concretização da democracia. De tal modo, uma sociedade ou Governo que preza pela democracia promove e valoriza a livre liberdade de imprensa, ao invés de atacá-la sem fundamentação.

Shutterstock
Shutterstock


Ao exercer sua função, além de informar, a boa imprensa também educa, promovendo a compreensão crítica e a reflexão na sociedade. Por isso que a ética jornalística é um pilar essencial. Evitar conflitos de interesse, proteger fontes confidenciais e garantir a privacidade são princípios que sustentam a integridade da imprensa.

A tecnologia da informação trouxe desafios, como a disseminação rápida de conteúdos falsos. A boa imprensa, por sua vez, precisa priorizar a qualidade sobre a velocidade, verificando informações antes de divulgá-las. O compromisso com a verdade e a responsabilidade social são alicerces para enfrentar as complexidades contemporâneas da comunicação.

Por fim, a responsabilidade da boa imprensa ultrapassa a transmissão de informações. Ela forma a narrativa pública, influencia a opinião e sustenta os pilares da democracia. Que São Francisco de Sales inspire todos os nossos queridos profissionais da comunicação e as imprensas católicas, especialmente a nossa Rede Aparecida de Comunicação, na coragem e fortaleza pela busca incessante da verdade e do respeito à ética, de modo que possam cumprir seus trabalhos que são vitais na sociedade.

remove_red_eye Faça também parte desta grande obra de evangelização que mantém a estrutura e o acolhimento dos romeiros no Santuário Nacional, a Rede Aparecida de Comunicação e as mais diversas obras sociais, acessando a página especial da Família dos Devotos. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Jonas Luiz de Pádua, C.Ss.R., em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...