Para o 62º Dia Mundial de Oração pelas Vocações de 2025, o Papa Francisco escreveu uma mensagem com o tema “Peregrinos de esperança: o dom da vida”.
“Toda vocação, sentida na profundidade do coração, faz germinar uma resposta como impulso interior ao amor e ao serviço, como fonte de esperança e caridade e não como busca de autoafirmação”, ressalta o Pontífice.
Ainda em sua mensagem, o Santo Padre continua. “Vocação e esperança entrelaçam-se, portanto, no projeto divino pela alegria de cada homem e mulher, todos eles chamados em primeira pessoa a oferecer a sua vida pelos outros”, destaca.
Em agosto de 2025 a Igreja no Brasil celebra a 44ª edição do mês vocacional com o tema “Peregrinos porque chamados”. Este ano é marcado pelo Jubileu da Esperança, onde cada um é convidado a fazer um caminho de oração, penitência e de realização da vocação.
Assim como os peregrinos saem de suas casas para visitar a Casa da Mãe, o Representante é também um peregrino, que assume a responsabilidade de guiar outros neste caminho de fé.
A Representante Ana Cláudia Florindo Fernandes, de São Paulo (SP) encontrou em sua missão a vocação de representar o Santuário Nacional em sua comunidade. Assim que recebeu o convite por meio de um colaborador da Casa da Mãe, deu início a sua jornada missionária.
Representante, Ana Cláudia, visitando o Santuário Nacional
“Eu vivi um grande presente ao descobrir que eu tinha essa vocação, não imaginava que teria essa possibilidade (...) Fiquei tão feliz e ao mesmo tempo me senti tão honrada que não pensei duas vezes e aceitei. Foi um sim que encheu a minha vida de alegria e satisfação”.
Além de aceitar o convite recentemente, a Representante está em missão. “É a primeira vez que recebo a Capelinha Missionária do projeto Aparecida pelo Brasil em casa e na comunidade e tem sido uma experiência incrível de fé e devoção”, expressa ela.
Clique aqui para doar e ajudar o Santuário Nacional em sua missão
Ana Cláudia contextualiza o aprendizado que está adquirindo durante sua missão. “É um desafio diário e devemos seguir o exemplo de Maria, que fazia todos os dias todas as suas atividades com carinho e cuidado, inclusive as tarefas mais corriqueiras e aparentemente sem valor”.
Para ela, é importante buscar fortalecer sua fé, para que “consiga saber qual é a vontade de Deus em minha vida e me abrir para os encontros que podem acontecer no dia a dia. Sempre aparece alguém precisando de uma oração, uma palavra amiga, uma ajuda”.
A atuação dos representantes também é fundamental para alcançar quem não consegue estar presente fisicamente em Aparecida. Por meio de suas visitas, testemunhos e ações missionárias, a mensagem de fé e esperança ultrapassa os limites e chega a comunidades distantes.
Comunidade visitada pela Representante Ana Cláudia
Ana Cláudia visualiza isso de forma clara e coloca em prática em sua missão. “Oferecer às pessoas e devotos a possibilidade de provar e ver como Deus é bom o tempo todo e como Maria nos leva a Deus”. Ela acredita que ser fiel à sua vocação é fortalecer cada vez mais a missão de “sermos peregrinos da esperança e criarmos uma intimidade com Deus pelas mãos poderosas de Nossa Senhora”.
A Representante finaliza com um último conselho. “A resposta é dizer sim sem medo e sem receio! Deus capacita seus escolhidos e mesmo diante de todas as dificuldades e limitações, somos testemunho vivo da fé em Nossa Senhora e podemos propagar a sua devoção. Não há melhor forma de agradecer sua poderosa intercessão em nossas vidas!”, ressalta Ana.
No fim, a vocação de ser Representante é um chamado que ressoa para todos que podem ser um sinal de fé e de esperança no mundo. Afinal, como lembrou o Papa Francisco, durante o Angelus de 19 de setembro de 2021, “a grandeza aos olhos de Deus não se mede por aquilo que alguém tem, mas por aquilo que alguém dá”.
Assuma sua vocação e faça parte da Família dos Devotos
Ser Representante é ser ponte entre o Santuário Nacional e a comunidade, espalhando fé, esperança e amor. Você também pode assumir esse chamado dizendo ‘sim’ a essa missão. Ligue para 0 300 2 10 12 10 ou mande uma mensagem para o WhatsApp (12) 3104-1212. Acesse a12.com/familiadosdevotos/representantes e saiba mais!
Fonte: Texto por: Julia Silveira - Sob supervisão de Victor Hugo Barros
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.