Revista de Aparecida

Amor que ama para provocar em nós o amor!

A vocação redentorista vem de um Deus louco de amor pela humanidade, que envia seu Filho como nosso Redentor

Escrito por Família dos Devotos

30 JUN 2023 - 15H00

Thiago Leon

por Pe. Anísio Tavares, C.Ss.R.

Tal grandeza de amor derramada em nossos corações (Rm 5,5) tem um propósito: ser amor que ama para provocar em nós o amor. Essa foi a experiência de fé que tocou o coração de Santo Afonso Maria de Ligório ao fundar a Congregação do Santíssimo Redentor em 1732, no sul da Itália. 

As constituições redentoristas mantêm vivo o essencial dessa vocação missionária: “Continuar o exemplo de Jesus Cristo Salvador, pregando aos pobres a Palavra de Deus, como disse Ele de si mesmo: Enviou-me para evangelizar os pobres” (Const. 1). Como vocação é uma realidade dinâmica, humana e espiritual, é preciso que seja constantemente atualizada.

A cada seis anos, a Congregação pede as luzes do Espírito Santo para revisar sua caminhada e lançar propostas para os próximos seis anos. Em 2016, assumiu-se o compromisso de testemunhar o Redentor, sendo solidários para a missão, num mundo ferido. Vivemos num tempo de globalização, mas também de exclusão e descarte de pessoas; de redes sociais digitais, mas de muita solidão e abandono; de busca pela paz, mas também de intolerância, ódio, violência e guerras. Em 2022 deu-se destaque à esperança, virtude teologal tão necessária para manter a vocação redentorista viva, dinâmica e profética no coração de cada pessoa que assume esse carisma na vida consagrada ou laical.

A const. n. 20 deixa claro que a vocação redentorista é disponibilidade constante para as coisas mais difíceis. De fato, não é fácil ir contra a lógica perversa que fere e oculta os feridos por meio do egoísmo e da indiferença. Viver a vocação redentorista com fidelidade, amor e entrega só é possível quando se assume ser amado por um Deus que nos ama para provocar em nós o amor! Nisso está a beleza e a força testemunhal da vocação missionária redentorista.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Família dos Devotos, em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...