Revista de Aparecida

Apóstolos de Aparecida: a evangelização pela devoção

Projeto Aparecida pelo Brasil leva a consolação da Mãe ao Brasil e ao mundo

Escrito por João Pedro Ribeiro

28 ABR 2023 - 16H00

Thiago Leon

"A gratidão é incomensurável, não dá para descrever.” Essas frases são unânimes, quase indispensáveis, quando os Representantes da Família dos Devotos relatam o sentimento de levar a Capelinha Peregrina, tendo junto de si a humilde imagem de Nossa Senhora Aparecida, para suas comunidades. Talvez essa gratidão seja inteiramente proporcional à quantidade de graças que Nossa Senhora, a Santíssima Mãe do Redentor, derrama sobre o Brasil. Pois, como São Luiz Grignon de Montfort afirma, “Deus reuniu todas as águas e deu o nome de mar; reuniu todas as graças e deu o nome de Maria”.

A oportunidade de levar a imagem da Padroeira do Brasil em uma Capelinha Missionária para as cidades, bairros, paróquias e vilas do país é uma responsabilidade que os Representantes assumem com muita fé e disposição por meio do projeto Aparecida pelo Brasil. Dessa forma, famílias, enfermos, idosos, escolas, grupos de igrejas e pessoas que não têm a oportunidade de ir até o Santuário Nacional podem louvar a Mãe de Deus em sua imagem Aparecida em suas próprias comunidades.

Sarah Corrêa da Silva, supervisora de relacionamento do Setor de Representantes, detalha como os devotos podem participar do projeto. “Tem alguns critérios que precisam ser atendidos, e orientamos que esses Representantes venham até o Santuário Nacional para retirar a Capelinha aqui no Espaço dos Devotos ou para participar da celebração do ‘Aparecida pelo Brasil’ (Dia Oracional), que acontece todo dia 12.” A Capelinha é retirada com o material de apoio disponibilizado pelo Santuário Nacional; e os Representantes que já fizeram ao menos 12 indicações e são doadores mensais podem receber esse convite pelo Setor de Representantes. Uma seleção é feita também com os Representantes que cumprem esses requisitos e se oferecem espontaneamente para levar a Capelinha às suas cidades.

Ana Laura Marcondes
Ana Laura Marcondes
Representantes levam a Capelinha Missionária por todo o país

Gisele Aparecida Fabiano, gerente de Marketing e Relacionamento, recorda o início do projeto em julho de 2012 no Clube dos Sócios, ainda com o nome de Missão Popular, como um incentivo à oração do Santo Terço. “Nós criamos esse projeto para homenagear os devotos que não podem vir a Aparecida depois de todos esses anos”, lembra. Ela conta que a simplicidade e singeleza são as características do projeto, junto ao potencial de levar a oração aos lugares mais distantes. “Nós identificamos o quanto um leigo pode contribuir com a evangelização”, destaca.

Esse potencial também é partilhado pelas pessoas que já fazem parte da Família dos Devotos e que se sentem chamadas a serem Representantes de Nossa Senhora. Essa oportunidade pode vir a partir de um convite do Setor de Representantes, por meio de uma indicação ou a partir do próprio devoto de Nossa Senhora, que se oferece para espalhar o amor à Mãe de Deus pelo Brasil por meio de seu trabalho voluntário. “Porque ele gosta tanto de fazer parte da Família, ele vai falando e contagiando as outras pessoas para fazerem parte”, destaca Sarah. “O trabalho do Representante é divulgar a Família dos Devotos e mostrar para todo mundo quão bom é fazer parte da nossa Família”, ressalta.

Gisele reforça o poder que a simples imagem da Mãe tem ao chegar às casas e distintos rincões do Brasil e do mundo. “Eu me emociono ao me lembrar da primeira Capelinha (...) porque, de lá para cá, são milhares de testemunhos de pessoas, mães, filhos, avós que realmente sentem a presença de Nossa Senhora. A imagem dela que sai de Aparecida e vai até uma família, que leva esperança, que renova os laços de amizade, perdão, afeto, me emociona, porque esse país é gigantesco, e não é todo mundo que tem condições de vir para Aparecida”, manifesta.

“Tu és bendita entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre!” – a exclamação de Santa Isabel ao ser visitada pela Imaculada Virgem numa cidade da Judeia, narrada no primeiro capítulo do Evangelho de Lucas, continua a ser a reação espontânea dos brasileiros ao receberem a Mãe de Deus em suas casas. Esse é o convite do Santuário Nacional: se você deseja fazer parte desse projeto de evangelização e devoção sendo um Representante de Nossa Senho- ra, entre em contato conosco! Ligue para o 0 300 2 10 12 10 ou mande uma mensagem para o WhatsApp (12) 3104-1212: seja você também um Apóstolo de Aparecida!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por João Pedro Ribeiro, em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...