No Evangelho segundo Mateus, as bem-aventuranças (Mt 5,1-12) estão no início do Sermão da Montanha (Mt 5-7), a primeira pregação de Jesus, na qual fala da proposta do Reino de Deus, de um mundo mais justo e mais humano. Apresenta um projeto de vida a partir dos valores do “Reino de Deus”, proclama “bem-aventurados”, “felizes”. Onde está a felicidade? Como viver feliz? Jesus responde nas bem-aventuranças, mostra como se deve agir, sinalizando o caminho da felicidade, da autorrealização, a busca de todo ser humano.
Nas bem-aventuranças Jesus, em primeiro lugar, proclama “bem-aventurados” – “felizes” os pobres, os que choram, os mansos, os que têm fome e sede de justiça: são os que procuram cumprir a vontade de Deus e colaboram na construção de seu Reino. Em segundo lugar, orienta as atitudes que os discípulos devem assumir para serem felizes: a misericórdia, a sinceridade de coração, a promoção da paz, a perseverança diante das perseguições, essas são as atitudes que correspondem ao compromisso pelo “Reino”. No seu conjunto, as “bem-aventuranças” são uma mensagem de esperança, anunciam o amor de Deus e que Ele está Conosco e mostra que sua vontade é a realização e a vida plena, a felicidade de todo ser humano.
As Bem-Aventuranças, proclamadas por Jesus, continuam relevantes para os dias de hoje, nos oferecem um projeto de vida, um caminho para nossa felicidade e realização pessoal. Para viver as bem-aventuranças é fundamental compreender que elas são um modo de ser, pensar e agir, um estilo de vida e não apenas um conjunto de regras a serem seguidas. As bem-aventuranças não são um ideal distante, mas um guia prático para viver uma vida com sentido em busca da nossa realização. Elas nos convidam a cultivar valores que podem transformar nossas vidas e a realidade em que vivemos, o mundo cada vez mais marcado pela violência, desigualdade, discriminação e individualismo.
Conheça presentes de Aparecida recebidos pelo Papa Leão XIV
Presentes retratam o Santuário Nacional, a Família dos Devotos e a TV Aparecida e foram entregues em Audiência na Biblioteca do Palácio Apostólico, no Vaticano.
Santuário Nacional acolhe a 35ª Romaria das Missões Redentoristas
Aproveitando o período do Advento, os religiosos vêm ao Santuário realizar um trabalho pastoral para ajudar no atendimento aos peregrinos que por aqui passam.
Nomes dos devotos serão eternizados na Fachada Oeste do Santuário Nacional
A homenagem é um gesto de amor e reconhecimento do Santuário Nacional àqueles que, com fidelidade e generosidade, ajudam a construir e manter viva a Casa da Mãe Aparecida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.