Revista de Aparecida

Conheça presentes de Aparecida recebidos pelo Papa Leão XIV

Em audiência privada no Palácio Apostólico, o Sumo Pontífice recebeu objetos que retratam o Santuário Nacional, a Família dos Devotos e a TV Aparecida

Escrito por Victor Hugo Barros

13 DEZ 2025 - 10H30 (Atualizada em 13 DEZ 2025 - 10H55)

Para comemorar os 20 anos da TV Aparecida, o Papa Leão XIV recebeu uma comitiva do Santuário Nacional neste sábado (13). A Audiência Privada teve início às 10h15 e contou com a presença do arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes; do superior da Província Nossa Senhora Aparecida, Pe. Marlos Aurélio da Silva, C.Ss.R.; do reitor do Santuário Nacional, Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R.; do Diretor de Arte e Pastoral da TV Aparecida, Ir. Alan Patrick Zuccherato, C.Ss.R.; da jornalista Camila Morais e do coordenador da Rádio Vaticano / Vatican news em língua portuguesa, Silvonei José Protz. Durante o encontro, ocorrido na Biblioteca do Palácio Apostólico, no Vaticano, o Santo Padre recebeu presentes que simbolizam a devoção a Nossa Senhora Aparecida, a Família dos Devotos e a emissora da Padroeira do Brasil.

Conheça os detalhes dos presentes recebidos pelo pontífice:


Vatican Media Vatican Media Dom Orlando Brandes entrega convite ao Papa Leão para visitar o Santuário Nacional

Convite para a visita ao Santuário Nacional

O arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, entregou nas mãos do Vigário de Cristo um convite para que o Papa visite a Terra da Padroeira do Brasil.

O presente é composto por duas peças diferentes: o convite propriamente dito, impresso em papel. Ele apresenta o brasão episcopal de Dom Orlando e as duas basílicas de Aparecida. O texto impresso, assinado pelo prelado, diz:

Dom Orlando Brandes, em nome do Santuário Nacional e da Família dos Devotos, convida o Papa Leão XIV a visitar o Santuário Nacional de Aparecida. A presença de Vossa Santidade entre nós confirma na fé os milhões de brasileiros devotos da Rainha e Padroeira do Brasil.

Vaticano, 13 de dezembro do Ano Santo de 2025.

O presente está alocado em um estojo de madeira. Nele está gravado o logotipo do Santuário Nacional, apresentado entre os peixes que remetem ao Monumento de Nossa Senhora Aparecida, presente nos Jardins do Vaticano e idealizado pelo artista sacro, Cláudio Pastro.


Vatican Media Vatican Media Padre Marlos Aurélio entrega imagem fac-símile de Nossa Senhora Aparecida ao Sumo Pontífice

Imagem de Nossa Senhora Aparecida

A imagem fac-símile da Padroeira do Brasil foi entregue ao pontífice pelo Superior da Província Nossa Senhora Aparecida, padre Marlos Aurélio. Réplica daquela encontrada nas águas do rio Paraíba do Sul, em 1717, a imagem mede 37 centímetros de altura e possui base de prata.

Está revestida com o tradicional manto azul, bordado com pedrarias que representam flores e folhas, além das bandeiras do Brasil e do Vaticano. Sobre a cabeça, a réplica da Coroa Oficial, oferecida pela Princesa Isabel à Rainha do Brasil.


Vatican Media Vatican Media Papa Leão XIV recebe a Revista de Aparecida das mãos do Reitor do Santuário Nacional

Revista de Aparecida

Representando as publicações da Família dos Devotos, o Santo Padre recebeu, das mãos do reitor do Santuário Nacional, padre Eduardo Catalfo, edições da Revista de Aparecida. Entre elas, a primeira edição da nova Revista Convite - exemplar entregue aos que ingressam na Família dos Devotos; a de outubro de 2025, produzida especialmente para a Festa da Padroeira; a revista de julho de 2025, comemorando o aniversário da Família dos Devotos; e a histórica edição de junho de 2025, retratando a eleição do Papa Leão XIV.

Os impressos estão alocados em um mostruário que apresenta a silhueta do Santuário Nacional e a Imagem de Nossa Senhora Aparecida. A peça também apresenta detalhes que remetem ao monumento presente nos Jardins do Vaticano, como os peixes e o símbolo das águas, presentes na base do presente.

Ao receber os presentes, o Santo Padre foi informado sobre a Família dos Devotos e sua ação evangelizadora. Da mesma forma, padre Eduardo Catalfo contou ao pontífice o papel evangelizador da Revista de Aparecida, que hoje é a maior publicação católica do Brasil, com 585 mil exemplares mensais enviados a todos os estados do Brasil e outros 34 países.


Larissa Melo Larissa Melo Adorno da TV Aparecida foi entregue ao Santo Padre

Adorno de 20 anos da TV Aparecida

Para comemorar os 20 anos da TV Aparecida, o diretor de arte e pastoral da emissora, Irmão Alan Patrick Zuccherato, entregou ao Papa Leão um adorno em madeira representando o canal de Nossa Senhora e o programa Família dos Devotos. No centro, uma foto da conversa realizada habitualmente às quartas-feiras com os telespectadores que ligam para participar do programa ao vivo e dialogar com o arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, e o religioso redentorista.

Em destaque, junto a televisão, está o logotipo da TV Aparecida, em acrílico, com um marco dos 20 anos, ladeado por peixes inspirados no Monumento de Nossa Senhora Aparecida, presente nos Jardins do Vaticano. Os símbolos da pesca milagrosa também estão na base do adorno, bem como um tracejado inspirado na forma indígena marajoara da representação das ondas de um lago, recordando o encontro da Padroeira do Brasil nas águas do rio Paraíba do Sul.


Silvonei José/Vatican News Silvonei José/Vatican News Padre Eduardo Catalfo com o livro "Os Papas e Nossa Senhora Aparecida"

Livro Os Papas e Nossa Senhora Aparecida

O pontífice recebeu ainda o livro “Os Papas e Nossa Senhora Aparecida”. Escrita especialmente para o encontro com o Santo Padre, a obra reúne a biografia dos pontífices cuja história se entrelaça com a devoção à Padroeira do Brasil ao longo de três séculos. O impresso apresenta também discursos e declarações dos Papas sobre a Virgem Aparecida.


Silvonei José/Vatican News Silvonei José/Vatican News Camila Morais entregou ao Santo Padre o fotolivro Desafios da Igreja, programa apresentado pela jornalista

Fotolivro Desafios da Igreja

Outro sinal dos 20 anos da TV Aparecida foi o fotolivro “Desafios da Igreja”. Entregue ao pontífice pela jornalista Camila Morais, responsável pela condução da série documental, a obra apresenta cerca de 300 imagens registradas pela repórter durante as gravações, realizadas em locais como a Amazônia, a Ilha de Marajó, a Bahia e Minas Gerais.

As fotos retratam não apenas o trabalho da equipe, mas também diversas realidades do Brasil. Desastres naturais, como a enchente no estado do Rio Grande do Sul, em maio de 2024, também estão representadas nos registros.




Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Victor Hugo Barros, em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...