Revista de Aparecida

Basílica de Santa Maria Maior: Conheça templo onde será enterrado o Papa Francisco

Igreja é a mais antiga do Ocidente dedicada a Virgem Maria e abriga relíquias e corpos de outros sete papas.

Escrito por Victor Hugo Barros

24 ABR 2025 - 15H59 (Atualizada em 29 ABR 2025 - 16H00)

O Papa Francisco será sepultado, no próximo sábado (26), na Basílica de Santa Maria Maior, localizada no Centro de Roma.

O templo é uma das quatro Basílicas Papais da capital italiana e a mais antiga igreja do Ocidente dedicada a Virgem Maria, com a construção iniciada em 432 a partir de um milagre onde Nossa Senhora fez nevar durante o verão romano na área onde hoje está o prédio basilical.

O local do enterro foi escolhido pelo próprio Papa. “Sempre confiei minha vida e meu ministério sacerdotal e episcopal à Mãe de Nosso Senhor, Maria Santíssima. Por isso, peço que meus restos mortais descansem aguardando o dia da ressurreição na Basílica Papal de Santa Maria Maggiore, escreveu o Santo Padre em seu testamento.

Distante cerca de quatro quilômetros da Basílica de São Pedro, onde o pontífice está sendo velado, o templo está situado sobre o Monte Esquilino, uma das sete colinas de Roma. Na Roma Antiga, o local era utilizado para enterro de escravos e pobres.

Basilica Papale di Santa Maria Maggiore
Basilica Papale di Santa Maria Maggiore
Durante celebração no dia 31 de maio de 2022, Papa Francisco olha o local em que será sepultado


Outros papas

Francisco será o oitavo pontífice a ser enterrado na Basílica de Santa Maria Maior. O último deles havia sido Clemente IX, em 1669. Já o primeiro a eleger a Basílica mariana como local de seu sepultamento foi Honório III, em 1227.

Além deles, também estão enterrados nos locais os papas:

  • Nicolau IV (1292)
  • São Pio V (1572)
  • Sisto V (1590)
  • Clemente VIII (1605)
  • Paulo V (1621)
Vatican Media
Vatican Media
Projeto do túmulo do papa Francisco

A sepultura do Papa Francisco

Na manhã desta quinta-feira (24), o Vaticano divulgou o projeto da tumba de Francisco, morto na última segunda-feira (21).

Feita em mármore proveniente da região da Ligúria, na Itália, a sepultura do Papa Francisco foi preparada em um nicho da nave lateral da Basílica de Santa Maria Maior, anteriormente utilizado para guardar candelabros. A tumba fica localizada entre a Capela Paulina, que abriga o ícone da Salus Populi Romani, e a Capela Sforza, um dos últimos projetos de Michelangelo.

Simples, a tampa do sepulcro possui 12 centímetros de altura, apresenta apenas a inscrição “Franciscus, nome do pontífice em latim, conforme a tradição dos papas. Acima, na parede, uma reprodução de sua cruz peitoral, em dimensões maiores, compõe o projeto arquitetônico.

A pedido do pontífice, uma inscrição acima de sua tumba, presente deste 1615, será mantida. Ela recorda como o Papa Paulo V quis erigir a Capela Paulina para a veneração do ícone da Salus Populi Romani e recomenda a celebrações de ritos e cantos perpétuos em honra da Virgem Maria.

Vatican News
 Vatican News
O ícone da Salus Populi Romani


Salus Populi Romani

O local onde Francisco escolheu ser enterrado fica ao lado da Capela Paulina, que abriga o ícone da Salus Populi Romani. A tradição atribui esta pintura de 117 x 79 cm, a São Lucas, evangelista e patrono dos pintores.

Profundamente ligada à identidade romana, a obra apresenta a Virgem Maria em pé, segurando o Menino Jesus. A piedade popular afirma que, para salvar Roma da peste, o ícone foi levado em procissão por três dias pelas ruas da capital italiana.

Vatican Media
Vatican Media
O Papa Francisco reza diante do ícone da Salus Populi Romani, em 12 de abril de 2025


As visitas de Francisco

Para venerar o ícone, Francisco visitou esta Basílica 126 vezes durante seu pontificado. A primeira delas, poucas horas após ser eleito, em 14 de março de 2013. A última, antes do início da Semana Santa, em 12 de abril deste ano.

A Salus Populi Romani já era venerada por Bergoglio muito antes dele se tornar pontífice. Quando era arcebispo de Buenos Aires e precisava ir a Roma, ele dedicava um período de sua agenda para rezar diante do quadro.

Vatican Media
Vatican Media
Relicário que abriga as madeiras da manjedoura de Jesus, na Basílica de Santa Maria Maior


Relíquias

A cripta localizada abaixo do principal altar do templo, na Nave Central, abriga fragmentos da madeira da manjedoura onde, segundo a tradição, Jesus foi colocado na noite de seu nascimento. Por causa disso, o templo foi chamado de Sancta Maria ad Paesepem e passou a ser conhecido como a “Belém do Ocidente”. Recentes estudos dataram cientificamente as madeiras como referentes à época do nascimento de Cristo.

Outras relíquias também estão abrigadas no local. Entre elas, os corpos de São Matias e São Jerônimo, tradutor da Bíblia para a Vulgata. Destaca-se também o corpo de São Pio V, único papa entre os ali sepultados a ser canonizado, cujas relíquias estão expostas aos fiéis na Capela Sistina da Basílica de Santa Maria Maior.

Vatican Media
Vatican Media
O presépio de Arnolfo di Cambio, o primeiro da história da arte, custodiado na Basílica de Santa Maria Maior


Obras de arte

Além do seu significado religioso, a Basílica também chama a atenção pelo seu patrimônio artístico. Um dos arcos do templo é decorado com mosaicos preservados desde a fundação da Basílica, no século V, e apresentam a infância de Jesus. Ele se une a mosaicos paleocristãos e medievais, produzidos nos pontificados de Sisto III e Nicolau IV, respectivamente.

Outro destaque é o presépio de Arnolfo di Cambio, também custodiado nesta Basílica. Datado de 1291, o conjunto escultórico feito de mármore de Carrara é o primeiro presépio conhecido da história da arte.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Victor Hugo Barros, em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...