Revista de Aparecida

Com Maria, acolher a Palavra de Deus, presença real de Jesus

Escrito por Revista de Aparecida

06 OUT 2025 - 10H00 (Atualizada em 06 OUT 2025 - 10H22)

Gustavo Cabral

A Palavra se fez carne e veio morar entre nós.

Caríssimo irmão, Dom Orlando Brandes, obrigado pelo convite para estar aqui nesta noite tão especial, gratidão ao padre Carlos Eduardo e assim o meu abraço afetuoso a toda a família redentorista que zela e cuida aqui neste santuário e se entrega ao serviço do povo de Deus.

A Palavra se fez carne e veio habitar entre nós, Maria a mãe de Jesus nos ensina a acolher no coração a Palavra de Deus, por primeiro esta Palavra encontrou abrigo no seu coração e depois assumiu a forma humana no seu ventre, o coração de Maria é imenso, maior do que o mundo, um coração aberto para acolher a todos, tornando-se mãe de Jesus, porque disse sim, eis aqui a serva do Senhor, por extensão tornou-se mãe de todos os homens e mulheres deste mundo, a Palavra poderosa de Deus encontrou abrigo no coração desta mulher.

E o que fez Maria? Ao saber que havia sido escolhida para ser a mãe de Jesus e que era portadora de uma grande vida no seu coração, no seu ventre, Maria não guarda para si esse tesouro, mas partilha este tesouro com todas as pessoas, acolhamos no coração a Palavra de Deus e seremos mais bonitos de dentro para fora. A Palavra de Deus transforma a nossa vida, é cheia de força, porque é Deus mesmo, Maria não guardou para si, este tesouro e correu apressadamente para anunciar o Evangelho, cantando o seu Magnificat, um verdadeiro prelúdio das bem-aventuranças, que Jesus mais tarde anunciaria a todos como verdadeiro programa de vida.

Maria na casa de Isabel e Zacarias, não apenas faz os serviços simples, domésticos, mas ela anuncia a Palavra, ela proclama a Palavra. "A minha alma engrandece o Senhor, exulta meu Espírito em Deus, meu Salvador". Maria proclama a Palavra, exulta de alegria enquanto serve, enquanto se coloca a serviço naquela humilde casa de Isabel e Zacarias, acolher a Palavra, ela transforma a nossa vida. Ficamos mais bonitos de dentro para fora, partilhar o tesouro do Evangelho, verdade sempre nova, que foi confiada a igreja e a todos nós, como foi bonito ver nesta procissão, este grupo de ministros da Palavra, trazendo nas mãos a Bíblia e assim eles se transformam em semeadores do amor, no mundo de hoje, proclamando a Palavra de Deus.

Maria foi ao encontro de Isabel e ofereceu o melhor que ela tinha, o Evangelho, o nosso saudoso Papa Francisco na Evangelii Gaudium, ele fala justamente da urgência e da necessidade de anunciar o Evangelho, e precisamente no número 200 da Evangelii Gaudium, ele diz assim, "a pior exclusão que os pobres sofrem, é quando eles não recebem o Evangelho", portanto uma opção radical e preferencial pelos pobres, exige de nós o anúncio do Evangelho a eles, porque estão abertos ao amor de Deus. Maria ofereceu o melhor de si mesma, levou consigo o Evangelho e o proclamou, "a minha alma engrandece o Senhor, o Poderoso fez em mim maravilhas", acolhemos a Palavra de Deus, anunciemos a Palavra de Deus, mas é preciso traduzir esta Palavra em gestos concretos de amor.

Maria ao início do seu itinerário, apresentou-se como serva e se alegrou com isto, mais tarde Maria assume a sua identidade de mãe, quando Jesus estava num vilarejo pregando, e chegaram assim discretamente, certamente deram um sinal para Jesus e disseram, olha tua mãe e teus irmãos estão aí, e querem falar contigo, e naquela hora Jesus, mas quem é minha mãe? Quem são os meus irmãos? São aqueles que escutam a minha Palavra e a colocam em prática, ninguém mais do que Maria escutou esta Palavra, ninguém mais do que Maria colocou em prática esta Palavra, Maria torna-se mãe, vivendo a Palavra que ela carregou no seu ventre.

Depois nos seus braços e depois ela se tornou discípula, acompanhando os passos do seu amado Filho Jesus: acolher, anunciar, guardar no coração. Jesus diz quem me ama, guarda a minha Palavra, ou melhor, quem me ama, vive a minha Palavra. Irmãos e irmãs, sejamos praticantes da Palavra de Deus, e não meros ouvintes, se vivermos a Palavra de Deus, o mundo será melhor, haverá mais justiça, mais solidariedade, mais aconchego entre nós, porque é uma Palavra poderosa, a acolher, anunciar, escutar.

Maria a mãe de Jesus, nos pede também que escutemos a Palavra de Deus, Palavra que é proclamada durante a missa, durante esta novena, nos grupos de reflexão, ou quando estamos sozinhos em casa, rezamos a Palavra. E deste Santuário Mariano, ecoa uma ordem, um mandato para a igreja, fazei tudo o que o meu Filho vos disser. Maria com esta Palavra, está nos encaminhando para o seu Filho, convidando-nos para que sejamos dóceis, submissos ao Evangelho, e assim seremos verdadeiramente livres, quando Maria diz, fazei tudo o que Ele vos disser. Ela está reconhecendo na Palavra de Jesus, uma força imensa, que pode transformar o nosso coração.

Nós cremos na presença real de Jesus, na Palavra. A presença de Jesus é única, mas ela se manifesta de diversos modos. Ele está no meio de nós, na Assembleia Reunida. Ele está no meio de nós, no pão e vinho consagrados. Ele está no meio de nós, no rosto de cada pobre, mas Ele está presente na Palavra, presença real de Jesus, podemos conversar com Jesus, partilhar com Ele a nossa vida, a partir da experiência orante, da leitura orante da Palavra de Deus.

Meus irmãos e irmãs, a Palavra de Deus é fonte de vida para nós, e não podemos deixar que esta Palavra caia no vazio, no chão, mas no nosso coração, da mesma forma que nós temos um grande cuidado, com o Santíssimo Sacramento da Eucaristia. E não podemos deixar que um fragmento da hóstia, caia no chão, da mesma forma que quando celebramos a Palavra, não podemos deixar que a Palavra de Jesus caia no vazio, mas caia na terra do nosso coração, para produzir frutos de vida nova. Acolher a Palavra, anunciar a Palavra, escutar a Palavra, ver a Palavra. Fazer tudo o que o meu Filho vos disser, isto nos ajuda a entender.

Meus irmãos e irmãs, que a presença de Maria na nossa fé, não é algo acidental, ela nos leva para Jesus, ela nos conduz a Jesus Cristo. Maria quer que sejamos seus devotos, mas ela deseja ardentemente, que sejamos discípulos e discípulas do seu Filho. Se de Maria somos devotos, de Jesus somos chamados a ser discípulos, somos chamados a codividir a nossa vida com Ele.

Meus irmãos e irmãs, tenhamos os olhos sempre fixos em Maria, frequentemos a escola de Maria, porque ela nos transporta para Cristo, em Maria, tudo, tudo nos remete a Cristo. Ela não nos atrai para si mesma, mas ela quer que nós estejamos sempre junto ao seu amado Filho Jesus, fazei tudo o que Ele vos disser.

Meus irmãos e irmãs, a presença real de Cristo, não se dá apenas na eucaristia, quando o pão e o vinho são transformados no corpo e sangue de Cristo, mas também na Palavra. Não podemos nos esquecer que quando celebramos a missa, na hora da consagração, nós proclamamos a Palavra. "Tomai todos e comei, isto é o meu corpo", é a Palavra de Cristo que é proclamada, a Palavra que se fez carne no ventre de Maria, hoje é proclamada por todos nós, na igreja e todos na igreja.

Somos chamados a anunciar o Evangelho e devemos fazê-lo com humildade, porque como nos recorda a liturgia deste domingo. Somos apenas servos, somos servos inúteis, ou seja, somos dispensáveis. Deus poderia realizar tudo sozinho, mas quis nos associar a esta missão de amor, através do seu amado Filho Jesus, que Maria, a Mãe Aparecida, nos ajude a acolher a Palavra e ficaremos mais bonitos de dentro para fora.

Anunciar a Palavra, não só com palavras, mas com gestos de amor, escutar e colocá-la em prática, fazei tudo o que Ele vos disser. Neste grande Santuário, por um lado a gente escuta sempre o mandato de Jesus, quando celebramos a missa, fazei isto em memória de mim, por outro, diante da Virgem Aparecida, nós recordamos, fazei tudo o que Ele vos disser. O mandato mariano enriquece, complementa a ordem de Jesus e nos faz descobrir a sua presença real, também na Sua Palavra, que a Palavra de Deus seja alimento e fonte de vida para todos nós, assim seja.

Fonte: Dom Geovane Luís da Silva

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Revista de Aparecida, em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...