Os peixes vivem na água e morrem fora dela. Na Sagrada Escritura, o mar representa um mundo escuro, impenetrável e, portanto, inacessível, cheio de monstros marinhos e coisas que se movem na água. O mar suscita medo, no entanto até mesmo o mar e seus habitantes são destinados a dar glória a Deus (cf. Dn 3,79).
Pelo Batismo, Cristo nos pesca e nos salva das águas escuras do mal, colocando-nos na Jerusalém celeste, onde o mar é cristalino (Ap 15,2). Se antes éramos criados, agora somos gerados da Jerusalém celeste, que é livre e é a Mãe de todos nós (cf. Gl 4,26).
Para a imagem da criação dos peixes, apresenta-se a “pesca milagrosa” (Jo 21,1-25) que narra o episódio em que Pedro salta do barco com a rede cheia de peixes, reconhecendo na praia o Cristo ressuscitado que já está esperando com o peixe no fogo. Os antigos cristãos reconheceram no peixe o símbolo de Cristo, servindo-se da palavra grega Ichthys (ιχθύς) para exprimir o acróstico “Jesus Cristo Filho de Deus Salvador”.
A rede cheia de peixes significa a Igreja, a nova humanidade que vive a natureza humana com ágape, em comunhão com Deus, Pai, Filho e Espírito Santo e com todos os irmãos e irmãs, porque “aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo” (Jo 17,24). “Eu neles e vós em mim, para que sejam perfeitos na unidade” (Jo 17,23).
Pedro leva a rede para a outra margem onde está o ressuscitado. Essa é a meta, o cumprimento, chegar ao Reino, à Jerusalém celeste. A troca de peixes, um vermelho e um azul, expressa exatamente esse mistério. O verdadeiro significado da existência é cumprido: o homem participa plenamente da divina humanidade.
A terra oferecida ao homem como domicílio agora é sepultura
Esse mosaico nos mostra que a terra não é mais o jardim extraordinário em que Deus o colocou para ser seu guardião. Deus vê a fragilidade do homem, então o reveste com túnicas de peles de animais, para protegê-lo em sua vulnerabilidade.
Perceberam que estavam nus
Na criação de Adão e Eva, contemplamos um voltado ao outro e ambos voltados para Deus, fonte da vida, e estavam revestidos por sua glória.
Criação de Adão e Eva
Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem, como nossa semelhança, e que eles dominem sobre os peixes do mar, as aves do céu, os animais domésticos, todas as feras e todos os répteis que rastejam sobre a terra” (Gn 1,26).
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Querido(a) devoto(a),
Infelizmente estamos enfrentando dificuldades na entrega das revistas devido a atrasos dos Correios. Por esse motivo, alguns materiais não estão sendo entregues ou estão chegando com atrasos significativos nas casas dos devotos.
Agradecemos a sua compreensão e ressaltamos a importância da sua fidelidade para a continuidade da missão evangelizadora do Santuário Nacional de Aparecida.
Se tiver qualquer dúvida ou dificuldade para realizar sua doação, estamos à disposição pelos seguintes canais:
local_phone 0300 2 10 12 10
phone_android WhatsApp: envie sua mensagem para nossa equipe e teremos alegria em ajudar.
arrow_forward Clique Aqui
Confira o conteúdo da Revista Digital: a12.com/revistadeaparecida
Nossa Senhora Aparecida o(a) abençoe! Vamos juntos.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.