“Maldito seja o solo por causa de ti!” Gn 3,17
Esse mosaico nos mostra que a terra não é mais o jardim extraordinário em que Deus o colocou para ser seu guardião. De fato, o Senhor preparou cuidadosamente toda a criação precisamente para colocar o homem, rei e senhor de tudo o que foi criado na terra para governar e servir. Em vez disso, o pecado mudou o cenário. Ao invés de servir, o homem quer consumir e explorar, mas começa a experimentar a terra como algo hostil, que não favorece a existência - "Maldito seja o solo por sua causa!" (Gn 3,17). Essa imagem nos apresenta uma outra consequência, a inimizade de Adão com os animais ferozes porque também a sua natureza mudou com o pecado do homem.
Antes, a vida na terra era o domicílio frutífero e saboroso, agora, porém, será de trabalhos forçados a caminho da morte. O homem começa a vivenciar a terra como a sepultura. “Tu és pó e ao pó voltarás” (Gn 3,19).
O Senhor Deus fez para o Homem e sua Mulher túnicas de pele, e os vestiu
Deus vê a fragilidade do homem, então o reveste com túnicas de peles de animais, para protegê-lo em sua vulnerabilidade. No mosaico vemos que com uma mão Deus reveste Adão e Eva com túnicas de pele de animal. A morte entrou na natureza como o fim de tudo, e o homem fará de tudo para evitá-la. Mas não há como superar a morte.
Em seus desígnios, Deus não abandona o homem, por isso, com a outra mão o Pai, segura o rolo do livro, isto é, a Palavra pela qual criou o mundo. E olhando para o Verbo, seu Filho, criou o homem. Aqui vemos a imagem do Filho no batismo no Jordão. Cristo se despiu de sua veste e a deixou no Jordão para que o homem, por meio do batismo na água e no Espírito Santo, possa se revestir com as vestes da salvação.
Adão receberá novamente sua veste, aquela de Cristo, Filho de Deus. De fato, Paulo nos afirma que todos os que foram batizados foram revestidos de Cristo (cf. Gl 3,27).
Perceberam que estavam nus
Na criação de Adão e Eva, contemplamos um voltado ao outro e ambos voltados para Deus, fonte da vida, e estavam revestidos por sua glória.
Criação de Adão e Eva
Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem, como nossa semelhança, e que eles dominem sobre os peixes do mar, as aves do céu, os animais domésticos, todas as feras e todos os répteis que rastejam sobre a terra” (Gn 1,26).
Criação dos Peixes e dos Pássaros
Explicação da cena da fachada da criação dos peixes e dos passáros, apresenta-se a “pesca milagrosa” (Jo 21,1-25)
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Querido(a) devoto(a),
Infelizmente estamos enfrentando dificuldades na entrega das revistas devido a atrasos dos Correios. Por esse motivo, alguns materiais não estão sendo entregues ou estão chegando com atrasos significativos nas casas dos devotos.
Agradecemos a sua compreensão e ressaltamos a importância da sua fidelidade para a continuidade da missão evangelizadora do Santuário Nacional de Aparecida.
Se tiver qualquer dúvida ou dificuldade para realizar sua doação, estamos à disposição pelos seguintes canais:
local_phone 0300 2 10 12 10
phone_android WhatsApp: envie sua mensagem para nossa equipe e teremos alegria em ajudar.
arrow_forward Clique Aqui
Confira o conteúdo da Revista Digital: a12.com/revistadeaparecida
Nossa Senhora Aparecida o(a) abençoe! Vamos juntos.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.