Revista de Aparecida

Perceberam que estavam nus

Escrito por Wilma Tommaso

30 DEZ 2025 - 07H10

Thiago Leon

“Então abriram-se os olhos dos dois e perceberam que estavam nus; entrelaçaram folhas de figueira e se cingiram” (Gn 3,7).

Na criação de Adão e Eva, contemplamos um voltado ao outro e ambos voltados para Deus, fonte da vida, e estavam revestidos por sua glória. Estavam em comunhão, porque Deus é amor.

No mosaico vemos exatamente o oposto, estão nus, aceitaram o engano e perceberam que a criação separada de Deus é incapaz de lhe dar a vida. No lugar de Deus encontra-se a árvore para dizer que o homem substituiu definitivamente o interlocutor de sua existência. Antes, a vida em Deus os acolhia como luz, como amor, como comunhão; depois do engano, percebem que a criação separada de Deus é incapaz de lhe dar a vida. Contrariamente, a árvore se torna o princípio da separação. A árvore está morrendo, as cores estão ficando acinzentadas, e eles se alimentam dela, portanto, se a árvore morrer, ao comer seu fruto eles também morrerão, pois a pessoa se torna o que come.

Não há mais comunhão, mas apenas o medo da morte permanece. O umbigo aparece como uma ferida, lembrando-os de que eles não têm mais a fonte da vida, porque se desvincularam de Deus, portanto sabem agora que morrerão.

Adão e Eva estão virados de costas para o céu e para a árvore e com os rostos voltados para si mesmos, o que significa o fechamento total. Sob os pés, mesmo que eles se apoiem sobre uma pedra, abre-se um abismo de escuridão e noite. Pode-se ver esse precipício, que é a boca escancarada da mansão dos mortos. E no fundo da boca do Xeol se vê o mesmo trono que a serpente estava segurando anteriormente no centro da árvore. O trono é imagem do poder que a serpente prometia e que o homem pensou em obter da criação. Agora, porém, se manifesta o poder da morte e o diabo tem o seu poder precisamente da morte (Hb 2,14).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Wilma Tommaso, em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...