A paternidade-maternidade, de modo ímpar, revela semelhanças de uma pessoa numa outra: feições do pai ou da mãe num filho ou filha. Ao nos criar imagem-semelhança Suas, Deus nos sonha como filhos, família Sua, já aqui na terra.
Sonho que Ele nos revela também no segundo relato da criação (Gn 2). “Javé Deus formou o homem com o pó da terra e soprou em suas narinas o sopro da vida, e o homem tornou-se um ser vivente” (v.7).
“O sopro da vida” é Seu próprio Espírito: “não sabeis que sois templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1Cor 3,16). “Pó” e “da terra” lembram nossa fragilidade. Mas, “o sopro da vida” ou o Espírito, revela nossa divina grandeza e dignidade. Vasos de argila sim, mas carregando um imenso tesouro (cf. 2Cor 4,7).
Apenas quando Deus “soprou em suas narinas o sopro da vida”, é que “o homem se tornou um ser vivente”. Unicamente animados pelo “sopro da vida” ou “Espírito”, nessa participação na própria divindade, é que nos tornamos “ser vivente”, passamos a existir! “São filhos de Deus todos os que se deixam conduzir pelo Espírito de Deus” (Rm 8,14).
No exílio babilônico, amargando a própria infidelidade-infelicidade, o Povo é o desânimo, um monte de ossos secos e desconjuntados. Sobre aqueles ossos Deus faz surgir pele, nervos, articulações. Mas, somente quando o Espírito penetra naqueles ossos – como o sopro de vida nas narinas humanas – é que se dá a plena revitalização (Ez 37,10).
Na força do Espírito, que Lhe dá passar Sua humana existência fazendo o bem (At 10,38), Jesus “é a imagem do Deus invisível, primogênito de toda criatura” (Cl 1,15), o “Filho amado” de Quem o Pai Se agrada (Mc 1,11). E no mesmo Espírito, que igualmente nos é dado, quais filhos e filhas do Pai, Suas semelhanças, construímos Seu sonho, a humanidade divinizada!
Jornada Bíblica - Reino, todo amado se faz amante!
Aquele faminto, com quem Jesus se identifica, e que recebeu o que comer; o sedento, que foi saciado em sua sede; o nu, agora vestido, todos eles passam, por sua vez, a visitar os Jesus doentes e prisioneiros, que encontram em seu caminho.
Sentada com Jesus no trono celeste!
A Fachada Oeste já nos mostrou neste incrível paraíso: “vossa vida está escondida com Cristo em Deus”, se vivemos na vital união com Jesus morto-ressuscitado, Cabeça do Corpo, do qual somos membros.
Criados para a Transfiguração – Fachada Leste
Que luz é a Bíblia da Fachada Leste para nós: se é grande nosso pecado, “a graça transbordou” (Rm 5,20)! Retrata-nos, já nos inícios, recusando Deus, pondo-nos em seu lugar: “no dia em que comerdes da árvore, sereis como Deus” (Gn 3,5).
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.