Revista de Aparecida

O rico e o pobre Lázaro (Lc 18, 19-31)

Escrito por Pe. Domingos Sávio da Silva, C.Ss.R.

28 NOV 2025 - 07H00

Metropolitan Museum of Art - Wkikimedia Commons

Da Fachada Oeste acolhamos mais este amoroso apelo de Jesus, a que não deixemos de nos inscrever eternamente no Livro da vida. “Havia um homem rico, que se vestia de púrpura e de linho fino e que diariamente fazia festa com grandes banquetes”. Se tudo o que Deus criou, Ele o criou puro, em usufruir de Seus bens, nada haveria de mal.

Mas, “jazia a sua porta um pobre, chamado Lázaro, coberto de feridas. “Bem que desejava matar a fome com os restos que caíam da mesa do rico”, o que não acontecia. Aliás, certo consolo e aproximação ele o tinha de cães “que vinham lamber-lhe as feridas”.

O pobre morre e é levado para o seio de Abraão. “Também o rico morreu e foi enterrado”. Da “região dos mortos, entre tormentos”, vê ao longe Abraão e Lázaro, e grita ao Patriarca que mande Lázaro molhar na água a ponta do dedo para lhe refrescar a língua, pois penava muito entre chamas. Abraão lhe recorda que em vida ele recebeu bens, e Lázaro os males, “agora ele é consolado e tu és torturado”.

Mas, eis a verdade maior: “entre nós e vós está posto um grande abismo, para que os que quiserem passar daqui para vós não possam, e que daí tampouco possam chegar até nós”. Tempo de inverter opções passou, durará eternamente o que se escolheu na terra!

Aquele abismo não é Deus quem o cria nem surge do nada após a morte. Mas, foi ele, o rico insensível, que o escolheu e o construiu para si. É a distância que criou entre sua vida cheia do melhor, e o pobre faminto, ansioso pelas migalhas de sua mesa. A ponte benfeitora que crio entre mim com meus bens, poucos ou muitos, e as necessidades do próximo necessitado, na partilha solidária com ele, assim eu gravo meu nome no Livro da vida. Que a Fachada Oeste grave a ferro e fogo no meu íntimo, no coração e atitudes, essa verdade de que depende minha inteira vida!

O que, mais fortemente, a Fachada Oeste lhe ensina ou lhe recorda?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Domingos Sávio da Silva, C.Ss.R., em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...