Deus sempre sonhou uma humanidade semelhante a si-Trindade divina, gozando, já aqui, da harmonia o mais semelhante possível à sua experiência divino-celeste. Tentou inaugurá-la, já no início, com Adão, que ele cria a sua imagem e segundo sua semelhança. Faz novas tentativas com Noé, Abraão, Jacó, Judá, Davi.
Em Jesus, de descendência davídica, o Pai enfim pôde contemplar seu sonho de humanidade realizado: “Ele é a imagem do Deus invisível, primogênito de toda criatura” (Cl 1,15). O próprio Pai dá dele esse testemunho: “Tu és meu Filho amado de quem eu me agrado” (Mc 1,11).
Jesus cumpre sua parte, resta a parte de cada um de nós, pois ele a realiza enquanto o “primogênito de toda criatura”. Ele é o modelo, o ideal ao qual devemos ir nos amoldando sempre mais.
Jesus-primogênito de toda criatura, é o “Filho amado” de Deus (Cl 1,13). Então Jesus nos vem propor e inaugurar a filiação divina como a definitiva imagem-semelhança que o Pai sonha ver estampada em cada um de nós. De Jesus, por sua divino-humana experiência entre nós, o Pai pode até se dizer: o que mais eu poderia esperar de meus sonhos?
Jesus revela-se o “Filho amado” em toda a sua vida e atuação missionária na terra. Mas, o auge de sua vida-missão, ele a vive na cruz, conforme suas próprias palavras: “tudo está consumado” (Jo 19,30).
Em consequência disso, o pleno agrado filial ao Pai ele o vive crucificado. Àqueles que lhe tiravam a vida, causando-lhe o maior mal, responde com a maior gratuidade, com o amor-perdão: “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem” (23,34). Aí “é a imagem do Deus invisível”, a encarnação do amor!
E como o “primogênito de toda criatura”, vivendo o amor sem medidas nem condições, inaugura-nos o caminho da salvação-filiação divina. Amor incondicional aos irmãos, autêntica filiação divina!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.