Revista de Aparecida

A consciência ecológica e sustentabilidade no Santuário Nacional

A Família dos Devotos é um exemplo concreto de que os filhos de Nossa Senhora Aparecida estão conscientes e comprometidos com uma Igreja viva, consciente e solidária

Escrito por Pe. Heliomarcos Costa Ferraz, C.Ss.R.

30 JUN 2023 - 15H00 (Atualizada em 19 JUL 2023 - 16H59)

Thiago Leon

Uma Igreja que se preocupa com a evangelização e que tem um olhar atento às realidades ao redor.

É esse olhar atento que faz todo devoto manter sua fidelidade nas suas doações porque sabe que elas que mantêm a obra evangelizadora do Santuário Nacional, que ajuda a construir gente em seus vários projetos sociais, colabora na manutenção e conservação de todos os espaços dessas terras marianas.

Leia MaisFamília dos Devotos auxilia o Santuário Nacional na manutenção de diversas obras e projetos sociaisE esse auxílio não para por aí; a Família dos Devotos ajuda a promover o bem-estar social e ambiental e em sintonia com a Laudato Si’ busca a conscientização de todos em ações em prol da sustentabilidade.

Thiago Leon
Thiago Leon


Conexão entre a beleza da criação de Deus e a ecologia

Esse cuidado socioambiental sempre foi uma preocupação do Santuário, pois o encontro da Imagem de Nossa Senhora se deu em meio à natureza. Retirada das águas, a pequena Imagem ganhou morada junto a humildes pescadores, que mantinham essa estreita relação com o meio ambiente, seja na forma integrada e simples de viver, seja no cultivo e extração de alimentos para subsistência.

Quando o Santuário ganha proporções maiores pensou-se também em criar e preservar espaços agradáveis, bonitos e que tivessem essa conexão com a ecologia. Como podemos ver hoje, há vários espaços verdes ao redor da Basílica, que ajudam a minimizar os tempos de calor intenso. Tudo cuidado com muito amor e carinho, com profissionais que ajudam no paisagismo, deixando cada cantinho integrado, mostrando a beleza da criação de Deus.

Thiago Leon
Thiago Leon
Parte da área reflorestada pelo Santuário Nacional em parceria com a SOS Mata Atlântica


Preservando nossa Casa Comum

Mas a preocupação do Santuário e o compromisso da Família dos Devotos não é simplesmente estética. Atendendo aos apelos do Papa Francisco na Encíclica Laudato Si’, busca-se promover uma cultura da preservação da nossa Casa Comum, que passa pela mudança de mentalidade. Para isso foi feita uma parceria com a SOS Mata Atlântica, que favoreceu o plantio de mais de 550 mil mudas de árvores, totalizando aproximadamente 230 hectares em três grandes áreas: Fazenda São José, Fazenda Santana e Fazenda Sobradinho.

Além disso, periodicamente são promovidas ações de conscientização com os colaboradores, com os Romeiros e os assistidos pelos projetos sociais, como por exemplo a Semana do Meio Ambiente que busca conscientizar sobre a redução do consumo e o desenvolvimento de tecnologias mais limpas e sustentáveis, e ainda uma educação ambiental que promova a responsabilidade ecológica e o cuidado com a criação, como nos pede o Papa Francisco.

Tatiane Carvalho
Tatiane Carvalho
Coleta de resíduos no Santuário Nacional


Referência no cuidado ambiental

Em se tratando de tecnologias limpas e sustentáveis, o Santuário tem alguns projetos que estão plenamente em comunhão com esse cuidado com o Planeta. Já se encontra em andamento um grande investimento em uma usina fotovoltaica que gerará grande parte da energia consumida no Santuário.

Foram feitos vários estudos de viabilidade e visitas a estruturas semelhantes e estamos dando passos para a implantação. Nesse mesmo pensamento, o Santuário deseja implantar uma unidade de tratamento de resíduos, para reduzir o descarte de lixo no meio ambiente, gerados pelos romeiros em sua visita a Aparecida. Esses e outros projetos ajudarão o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida a se tornar referência no cuidado ambiental da região.

Thiago Leon
Thiago Leon
Morro do Cruzeiro oferece espaço de fé em comunhão com o meio ambiente


A fé em comunhão com o meio ambiente

Há ainda outros espaços que são cuidados e que ajudam as pessoas a fazerem a experiência da beleza associada à fé e à preservação ambiental: Caminho do Rosário, Morro do Cruzeiro e Presépio Permanente; todos acompanhados por profissionais do meio ambiente para não causar transtornos e interferências nos biomas locais.

Thiago Leon
Thiago Leon


Nossa gratidão a você, Devoto!

A parte fundamental nessa jornada é você, que faz parte da Família dos Devotos, a quem mais uma vez dirigimos nossa gratidão. Sinta-se feliz, pois sua fidelidade tem feito um bem muito grande a muita gente, na fé, na formação humana e no cuidado com nossa casa comum. O povo de Deus agradece, as crianças, jovens e adultos agradecem e a natureza se rejubila com sua fidelidade e generosidade.

O amor que constrói vai nos ajudando a permanecermos vinculados ao carinho de Nossa Senhora Aparecida. Que ela abençoe cada um de vocês. Sinta-se orgulhoso de colaborar com uma sociedade mais consciente e comprometida com o bem-estar da nossa Casa Comum.

remove_red_eye Faça também parte desta grande obra de evangelização que mantém a estrutura e o acolhimento dos romeiros no Santuário Nacional, a Rede Aparecida de Comunicação e as mais diversas obras sociais, acessando a página especial da Família dos Devotos. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Heliomarcos Costa Ferraz, C.Ss.R., em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...