Código Personalizado
Revista de Aparecida

Flores a Maria

Ao iniciarmos o mês do rosário (outubro), talvez nos perguntemos: Por que rezar o rosário?

Escrito por Ir. André Luiz Oliveira, C.Ss.R.

27 OUT 2022 - 11H25 (Atualizada em 11 JAN 2023 - 07H36)

João Pedro Ribeiro

Em sua etimologia, a palavra rosário significa coroa de rosas: rosarium; é um buquê de rosas espirituais que ofertamos a Maria. 

Contemplar os mistérios da vida de Cristo é assimilar as verdades eternas. O terço é uma catequese dos mistérios da fé católica. Contemplando os mistérios do rosário, é possível meditar toda a vida de Jesus Cristo, de seu nascimento até sua morte e ressurreição.

O rosário é uma das mais antigas piedades marianas, ele surgiu para suprir a necessidade do povo, que não tinha acesso às Sagradas Escrituras; surgiu para equivaler à leitura dos 150 salmos bíblicos, rezados nos mosteiros. Outro fator muito importante para a difusão do rosário foi a propagação realizada por São Domingos de Gusmão. Conta-se que, em 1214, ele teria tido uma visão, na qual Nossa Senhora lhe revelava a oração do terço.

O rosário é composto por Mistérios, não enigmas, da vida de Cristo; como os mistérios gozosos, que narram o nascimento e a infância de Jesus; os dolorosos, que descrevem o sofrimento padecido por Ele em sua entrega em favor dos homens; os gloriosos, narrando o mais extraordinário evento da vida do Divino Mestre: a ressurreição. Em 2002, o Papa João Paulo II acrescentou os mistérios luminosos, que descrevem a vida pública de Jesus.

O rosário fortalece os desanimados, cura os feridos e salva os pecadores. Quereis agradar a Jesus? Dediqueis flores a Maria, oferecei a nossa boa Mãe rosários de fé, de esperança e de caridade; para que Maria os apresente a seu divino Filho e, assim, no jardim da virtude humana, o Criador volte a passear (Gn 3,8) por entre as flores espirituais colhidas pelo rosário. Amor a Jesus e flores a Maria!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ir. André Luiz Oliveira, C.Ss.R., em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.