Revista de Aparecida

Igreja no Brasil celebra Campanha da Fraternidade

Refletindo sobre a amizade social, ação chega a sua 60º edição

Escrito por Victor Hugo Barros

01 FEV 2024 - 00H00

Com o tema “Fraternidade e amizade social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8), a Campanha da Fraternidade chega a sua 60ª edição no Brasil. A temática, trabalhada de forma mais forte durante a Quaresma, quer unir o período dedicado ao jejum e a oração às ações concretas em favor do outro.

“A Campanha da Fraternidade, dentro do caminho penitencial da Igreja, propõe todos os anos um convite de conversão. E aí, nesse caso, é um convite à conversão, à amizade social e do reconhecimento da vontade de Deus de que todos sejam irmãos e irmãs”, explica Cláudio Vieira, coordenador da Campanha da Fraternidade do Regional Sul 1 da CNBB.

A temática retoma a amizade social, termo utilizado pelo Papa Francisco para indicar “o amor que se estende para além das fronteiras” (Fratelli Tutti, 99). Para isto, Vieira propõe uma reflexão sobre a imagem de José do Egito, uma das figuras retratadas na Fachada Norte do Santuário Nacional.

“Quando perguntam a José o que ele está procurando ele diz assim: ‘estou procurando os meus irmãos’. Está na hora de procurarmos nossos irmãos e por isso, mais do que nunca, este grande apelo da amizade social em 2024”, reflete.

Mais do que apenas refletir sobre a fraternidade, a iniciativa visa ações concretas em favor do outro. “Trazer a amizade social para o cotidiano são as propostas do agir”, explica.

Para incentivar os fiéis nas reflexões, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propôs diversos subsídios para as paróquias e comunidades do país. Também para esta edição foram preparados o cartaz e um hino ligados ao tema da Campanha, que devem motivar a caminhada quaresmal da Igreja no país.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Victor Hugo Barros, em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...