O sagrado é o que nos supera e traz regras de vida para nós. A fonte suprema do sagrado é Deus. E a vida humana é sagrada na sua fonte, pois de Deus recebemos o presente de nascer e existir. Sagrado é também o vínculo que temos entre nós, pois nascemos uns dos outros e precisamos uns dos outros para viver. Assim, a vida do outro é também sagrada. Nisso a Bíblia (Gn 2,10-15) diz que cuidemos uns dos outros e das condições da vida, o grande “jardim” que torna possível nosso viver. “Não matarás” resume o que Deus diz a Caim que matou Abel: “o sangue do teu irmão clama contra ti”. Matar o semelhante e devastar o ambiente são violações do sagrado.
Desse modo, o Sagrado de Deus está em nossas mãos. Santo Tomás, gênio de Teologia, dizia que “com tal Sabedoria Deus nos criou, que nos fez providência de nós mesmos”. A vida social construída com equidade e paz mostra a beleza do sagrado. Guerras, desigualdades, fome, opressões escancaram suas violações. Não podemos culpar Deus pelos males. Cabe a nós agir. A prevenção cuida em superar as causas do mal. Ações defensivas são necessárias diante de agressões em curso. A promoção se dá nas relações cotidianas, e mais ainda no âmbito social, prevenindo o indesejável e favorecendo o bem de todos. As políticas públicas têm um papel fundamental nisso.
Mas a maldade humana traz dilemas complicados que levaram a pensar em “guerra justa”, e condenação à morte de criminosos. Hoje, dilemas aparecem nas duas pontas da vida: no nascer, quando por exemplo a gestante estuprada não tem condições mínimas para ser mãe; e no morrer, ao discernir a hora de persistir ou de desistir com recursos médicos. “Não matarás” é o limite persistente do Sagrado. “Cuidarás” é a tarefa constante sob a luz do Espírito de Deus. Sejamos comunidade que ajude o mundo a cuidar e discernir sob a Luz de Deus que nos guie.
Conheça presentes de Aparecida recebidos pelo Papa Leão XIV
Presentes retratam o Santuário Nacional, a Família dos Devotos e a TV Aparecida e foram entregues em Audiência na Biblioteca do Palácio Apostólico, no Vaticano.
Santuário Nacional acolhe a 35ª Romaria das Missões Redentoristas
Aproveitando o período do Advento, os religiosos vêm ao Santuário realizar um trabalho pastoral para ajudar no atendimento aos peregrinos que por aqui passam.
Nomes dos devotos serão eternizados na Fachada Oeste do Santuário Nacional
A homenagem é um gesto de amor e reconhecimento do Santuário Nacional àqueles que, com fidelidade e generosidade, ajudam a construir e manter viva a Casa da Mãe Aparecida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.