Revista de Aparecida

Os Redentoristas e os (arce)bispos de Aparecida

Linkedin

Escrito por Pe. Marlos Aurélio da Silva, C.Ss.R.

30 ABR 2026 - 07H00

Thiago Leon

Os Missionários Redentoristas foram convidados para trabalhar em Aparecida pelo então arcebispo de São Paulo, Dom Joaquim Arcoverde, e chegaram à Terra da Padroeira do Brasil em 1894, vindos da Baviera, na Alemanha. Desde então, sempre trabalharam em sintonia com a Igreja do Brasil e em comunhão com os sucessores dos apóstolos (bispos e arcebispos) encarregados de zelar pela devoção à Imagem da Virgem Maria, encontrada nas águas do Rio Paraíba do Sul, e por seu santuário.

É importante destacar que foi graças ao zelo apostólico e ao dinamismo pastoral dos padres e irmãos redentoristas que gradativamente Aparecida tornou-se o maior templo mariano do mundo. Certamente porque, antes de ser um slogan, era realmente uma prática constante e cotidiana o ato de acolher bem aos peregrinos como um modo de evangelizar! Além disso, um respeito notável pela piedade popular sempre caracterizou a maneira redentorista de evangelizar, bem como a valorização por uma mensagem/anúncio claramente evangélica e comprometida com a justiça social. De modo que, a partir da Casa da Mãe, ecoa a mensagem da Igreja que deseja fomentar sempre mais no coração de todos os fiéis, discípulos e missionários de Jesus Cristo, o compromisso com a missão em favor do Reino de Deus.

E, como todo grupo eclesial que precisa estar organizado e coordenado, os missionários, nesses mais de 130 anos, sempre trabalharam em comunhão e sob a orientação dos arcebispos e bispos que por aqui passaram. Costumamos considerar que, se a orquestra executa bem uma peça musical é graças à batuta do maestro. Nesse sentido não faltaram bons e exímios maestros à frente, conduzindo nosso time. Portanto, seguramente esse bonito testemunho de unidade eclesial entre os arcebispos e os missionários resultou no desenvolvimento da ação evangelizadora e no enaltecimento da beleza deste magnífico templo religioso em favor de todo o povo devoto da Virgem de Aparecida.

Por isso, em nome dos 264 redentoristas da nossa Província, acolhemos com alegria e satisfação o novo e sexto Arcebispo de Aparecida - Dom Mário Antonio. Queremos com ele continuar trabalhando e servindo na Casa da Mãe e aprimorando sempre mais a ação evangelizadora a partir do Santuário Nacional. Ao mesmo tempo, manifestamos toda a nossa gratidão pela presença amiga e pelo testemunho de fé e zelo de Dom Orlando Brandes, que para sempre morará em nossos corações! E que junto dos nossos pastores continue pulsando forte, em Aparecida, o coração católico e mariano do Brasil!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Marlos Aurélio da Silva, C.Ss.R., em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...

Enviar por e-mail