Graça e milagre são conceitos expressivos da linguagem religiosa em geral. No uso piedoso comum e popular, usa-se um conceito pelo outro. A pergunta nos restringe ao pensamento religioso bíblico-cristão, no qual ambos são iniciativas da presença de Deus.
Leia MaisNossa Senhora Aparecida: O Milagre da Fé que ilumina nossos caminhos“Todo dia é um milagre de Nossa Senhora Aparecida” Ele interfere de modo gratuito, livre e sobrenatural no íntimo da pessoa, e lhe dá a graça, o favor que a purifica, conforta e santifica mais.
Se essa intervenção for visível nos acontecimentos, sinalizam-se os chamados milagres. Eles modificam, alteram, superam o curso das realidades conhecidas e vividas por nós.
A fé cristã atesta que Jesus Cristo é a Graça em pessoa. Nele aconteceu o supremo milagre da Revelação e da Salvação de Deus em nosso favor. Nele está a Graça que nos santifica e salva. E está o milagre do sentido da vida em plenitude: a Ressurreição.
Até o desejo de pedir graças, bênçãos, curas, compaixão etc. nos vem Dele. Em nome de Cristo, e mesmo pela intercessão dos santos, os milagres são provas visíveis da existência de Deus e da Providência de seu amor criador cheio de misericórdia conosco.
A Graça é amor benevolente, gratuito e exclusivo de Deus, que inspira, gratifica e santifica a intimidade de alguém. Pode ser dado em paralelo ou não a acontecimentos milagrosos. O poder da Graça é maior que qualquer outro. É incomensurável e não submisso às categorias da Ciência, e sim tão somente às da fé. Desejar graças já é dom do Espírito, prometido por Jesus.
A Eucaristia é graça e milagre simultâneos. Ela perdura na história e mantém viva a Igreja. O Sacramento é Graça e é o Milagre da Transubstanciação. Crer na Eucaristia, (Graça e Milagre), é condição essencial para ter a comunhão com Deus em Cristo, por ele e nele.
A sabedoria humana pode observar, descrever e definir, mas não explicar os milagres. Sem o poder divino da Graça e do Milagre, o mundo, com sua riqueza e tecnologia, já teria sido destruído. A vivência cristã na fé seria sufocada pelas mídias modernas. A influência delas prevaleceria persuadindo opiniões, ideias, novidades de consumo e prazer, mergulhando a sociedade no caos e na violência mais absurda.
Mas, jamais prevaleceram até hoje sobre a Graça e os prodígios divinos. No Santuário da Mãe Aparecida, a Novena da Festa e o dia a dia da evangelização testemunham graças recebidas e agradecidas. Bem como a certeza do perdão divino na profunda alegria da conversão para Deus. Graças e Milagres acontecem aqui todos os dias!
remove_red_eye Faça também parte desta grande obra de evangelização que mantém a estrutura e o acolhimento dos romeiros no Santuário Nacional, a Rede Aparecida de Comunicação e as mais diversas obras sociais, acessando a página especial da Família dos Devotos.
Cristo era o sobrenome de Jesus?
Não era. E não é hoje, a não ser no conhecimento geral histórico, transmitido pela Tradição, com a vivência da fé cristã, desde a Igreja dos Apóstolos e os escritos do Novo Testamento.
Por que acreditar na intercessão?
Do seio materno ao berço e desse para o túmulo, precisamos de mediadores contínuos, na arte da sobrevida até à morte.
São Miguel. São Gabriel. São Rafael.
A palavra “anjo(s)” aparece mais de 3 mil vezes na Bíblia Sagrada, e o trabalho deles é referenciado cerca de 150 vezes. E são mencionados em 34 livros da Bíblia, é mais da metade.
Boleto
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.