Thiago Leon
Revista de Aparecida

Reconciliação, Penitência e Esperança numa Igreja Jubilar

“Voltai a mim de todo o coração, com jejuns, com prantos e lamentos. Rasgai o coração e não as vestes” (Jl 2,12-13)

Escrito por Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R.

28 FEV 2025 - 07H00

Todos os anos, como Mãe e Mestra, a Igreja nos convida a viver o tempo favorável da Quaresma na perspectiva da reconciliação e da penitência, sem nunca deixar de acreditar na misericórdia infinita de Deus, que não se cansa de nos devolver a dignidade e a esperança. Ressoa em nossos ouvidos o convite decidido do profeta Joel: “Voltai a mim de todo o coração, com jejuns, com prantos e lamentos. Rasgai o coração e não as vestes” (Jl 2,12-13).

É o próprio Deus que nos convida a viver a reconciliação e a penitência, sobretudo na alegria de quem celebra o Ano Santo da Esperança. A indulgência plenária, dom gratuito que Deus nos oferece neste Ano Jubilar, é sempre sinônimo de misericórdia, perdão dos pecados e superação de todas as consequências das nossas infidelidades. O perdão de Deus é sempre maior do que as nossas faltas.

A peregrinação propriamente dita, a participação na eucaristia, a confissão sacramental, a oração pelo Papa, a profissão de fé e o gesto concreto da caridade são os requisitos especiais para alcançarmos a indulgência jubilar. Jesus Cristo, e apenas Ele, é a verdadeira “porta santa” que nos conduz às copiosas bênçãos dos Céus (cf. Jo 10,7). Renovamos nosso convite para que você venha visitar as duas basílicas de Aparecida. A Casa da Mãe é uma Igreja Jubilar e queremos acolher você como Peregrino da Esperança.

Junte-se a nós, neste grande movimento espiritual

O Papa Francisco nos ensina que o Ano Santo é muito mais do que um tempo físico e cronológico. O Ano Jubilar é o Kairós, é o tempo oportuno da graça e do perdão generoso. O Ano Santo é um movimento espiritual que nos oferece as melhores bênçãos de Deus como presente, graça e DOM do Espírito Santo.

O Santo Padre lembra que, mesmo as pessoas idosas e enfermas, pessoas queridas que não vão conseguir sair de suas casas, estão incluídas neste grande movimento espiritual que marca o Ano Santo da Esperança. Mesmo sem sair da sua casa, por causa da dificuldade de mobilidade, você sempre vai ser lembrado no altar do Senhor, em nossas preces e orações.

Ao fazer parte da Família dos Devotos, tenha certeza de que, todos os dias, no altar de Deus, vamos rezar por você e por sua família. A Rede Aparecida de Comunicação vai ser sua grande companheira, trazendo suas intenções e unindo você e sua família ao movimento espiritual do Ano Jubilar.

A Família dos Devotos é nossa convidada especial neste Jubileu

Durante todo o Ano Santo de 2025, o Santuário de Aparecida preparou muitos eventos, atividades e alegrias para você, querido devoto. A Escola de Maria, as catequeses jubilares, as grandes romarias e tantas outras atividades jubilares de evangelização são expressões do nosso carinho pela Família dos Devotos.

A verdadeira ESPERANÇA vai ser sua principal companhia durante todos os dias do ANO SANTO! A verdadeira CARIDADE é sempre o desejo de fazer o bem em nome de Cristo. Agradecemos a você, querido devoto, que não sem esforço nos ajuda a construir este grande e querido Santuário. São mais de cento e setenta mil famílias que, anualmente, são atendidas por nossas obras de educação e de assistência social. Doe, colabore, participe! Faça parte da Família dos Devotos. Ligue pra gente: 0300 2 10 12 10. É assim que a gente constrói a Esperança: um mundo melhor e mais feliz para todos.

3 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R., em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...