Código Personalizado
Revista de Aparecida

Sabedoria do Povo

Escrito por Pe. Ferdinando Mancílio, C.Ss.R.

07 JUN 2022 - 09H45 (Atualizada em 09 JAN 2023 - 10H43)

Matheus Andrade

Quem é que manda? — “O homem imagina muitos planos, mas o que permanece é o projeto do Senhor” (Pr 19,21).

O jogo do poder e do desejo de dominar está muito enraizado no ser humano, e a partir daí ele se acha sempre em confronto com o outro, ou a julgar que seu direito está acima ou em primeiro lugar. Esse desejo ou essas reações estão presentes desde as pequeninas coisas até às grandes responsabilidades sociais. Basta observarmos com um pouco mais de atenção certas reações humanas, onde o perder é uma verdadeira tragédia.

Há uma tendência muito forte em nós para o absolutismo. Ficamos felizes quando alguém nos obedeceu e em nada discordou. Por isso, o ensinamento de Jesus sobre a simplicidade e a humildade é extremamente transformador, ou “revolucionário”. Quando queremos ser independentes de Deus, nada nos dará certo. Deus não pode faltar em nossos projetos e em nossa vida.

Enquanto todos os outros seres já têm sua existência traçada, nós, seres humanos, temos nossa vida em aberto, e podemos escolher um sem-número de caminhos. Chegamos até a pensar que nossa vida não tem limites. Ou melhor, descobrimos que nossa vida tem os limites da nossa imaginação, e é maravilhoso que Deus nos tenha feito assim. Partimos disso para fazer nossos planos, as plantas e os mapas que nos guiarão na construção de nossa vida, sociedade e história. E pensamos que tudo irá obedecer à nossa vontade.

Mas não é exatamente assim. Cedo ou tarde, feliz ou infelizmente, acabamos descobrindo que nem tudo obedece aos nossos planos, muitas vezes, por melhores que eles parecessem. Até nós, não raro, percebemos nossos furos de ontem e damos graças a Deus por nosso plano não ter ido à frente. E quantas vezes não descartamos hoje o que havíamos imaginado ontem? O que acontece no fundo?

Acontece que viemos a este mundo como parte do projeto de Deus. Podemos, sim, e até devemos fazer nossos planos. Mas, à medida que eles não coincidirem com o projeto de Deus, irão inevitavelmente fracassar.

Felizmente cedo para alguns, ou infelizmente muito tarde para outros, todos nós um dia acabamos descobrindo que não somos donos da nossa casa, e que temos de acertar a hora com Deus. Podemos até desobedecer ao seu projeto, para nosso azar, mas a história mostrará que quem vai prevalecer é Deus, e seu projeto de liberdade e vida para todos se realizará. Feliz quem descobre isso a tempo.

Então, não há lugar para absolutismos ou o poder em nossa vida, mas somente Deus pode nos orientar para o êxito de nossos empreendimentos, se o deixarmos tomar parte em nossa vida. A escolha somos nós que fazemos!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Ferdinando Mancílio, C.Ss.R., em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.