O Documento de Aparecida afirma que somos “Discípulos-Missionários de Jesus Cristo” a serviço da vida. A identidade da Igreja é evangelizar. Isso nos faz despertar a consciência de um catolicismo mais missionário em cada batizado. Vocacionados à Missão, o Senhor conta com nossos passos missionários, pois, somos peregrinos da esperança.
A Campanha Missionária de 2024 para este mês nos guia com o tema: “Com a força do Espírito, testemunhas de Cristo” e o lema: “Ide, convidai a todos para o banquete” (Mt 22,9), e quer promover um modo de vida sinodal estabelecendo a colaboração com as Igrejas mais pobres do mundo. O mandato de Jesus: “Ide”, nos impele e ressoa na história.
A primeira de todas as causas da vida do cristão e o máximo desafio da Igreja é a Missão. Por isso, homens e mulheres em todos os tempos sentiram esse apelo para anunciar a Alegria do Evangelho. Foi o que aconteceu também com Santo Afonso Maria de Ligório, que em 1732 organizou uma equipe de missionários para gastarem sua vida em favor dos mais pobres e abandonados, fundando a Congregação Redentorista na Itália, com a finalidade de continuar os passos do Redentor - Missionário do Pai.
Que bom falar dessa querida família religiosa que neste mês celebra os 130 anos da chegada ao Brasil. Esses pioneiros, “bávaros de fé”, testemunharam a força da Missão quando, já no ano de 1897, pregaram as Santas Missões no município de Areias-SP. Eles quiseram manter vivo o carisma e o objetivo para o qual surgiram. Gostamos de ser conhecidos como os Missionários de Aparecida, de Nossa Senhora e pelo anúncio explícito da Palavra de Deus nas Missões Redentoristas, que procuram evangelizar a pessoa integralmente, atualizando-se em sua metodologia, com dinamismo em suas estruturas e tendo sensibilidade para perceber as necessidades de cada época.
A Missão Redentorista constitui-se num momento forte de Evangelização na vida da comunidade cristã e tem como lema: “Unidos em Cristo, com Maria, para viver e crescer em comunidade”. Ela se organiza em quatro fases: a primeira - Missão da Visitação, com irmãs missionárias de outras congregações que compõem o grupo e, juntamente com os leigos das comunidades, organizam a Paróquia em Setores e centros de missão, fazendo um levantamento sociorreligioso e suscitando novas lideranças (coordenadores e auxiliares). A segunda fase - Missão nas Famílias, é o encontro nas casas. Cada família receberá o andorzinho com a imagem de Nossa Senhora “discípula exemplar” e um subsídio de oração com a reflexão da Palavra de Deus. A terceira fase é a Missão nas Comunidades, com a presença dos Missionários Redentoristas (Padres e Irmãos) com mensagens missionárias, o conteúdo querigmático, celebrações, encontros, procissões, momentos especiais de bênçãos, de conversão e de misericórdia para viver a alegria da fé em comunhão, resgatando os indiferentes e afastados, convocando a todos para participação. E, a quarta fase - Missão Continuada, no espírito de Deus, cada comunidade segue em frente a missão da evangelização incentivando a perseverança. Vejam como que, em cada fase, percebemos a hora da graça e quantos frutos podemos colher para nossa vida pessoal, espiritual e de grande proveito à Pastoral.
Deixo o convite para que você, QUERIDO PÁROCO, solicite essa ação evangelizadora das Santas Missões Redentoristas em sua Paróquia. Entre em contato: a12.com/missoesredentoristas.
Que a Mãe Aparecida, a Estrela da Evangelização, nos faça caminhar na esperança, como verdadeiro povo de Deus numa Igreja, toda Ela Sinodal e para dizer ao mundo que existe futuro.
Deus, companheiro de viagem
O Papa Francisco diz: “não se trata apenas de migrantes, trata-se de Humanidade”. E na mensagem deste ano, intitulada: “Deus caminha com o seu povo”, temos uma boa proposta para que na estrada da vida façamos o caminho juntos.
Santa Maria, Mãe da Igreja
Como é bom ser devoto de Nossa Senhora. Já dizia Santo Afonso Maria de Ligório, fundador dos Missionários Redentoristas: “um verdadeiro devoto de Maria, jamais se perde”.
Ser um só coração
Celebramos neste mês a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, ao contemplar o Coração de Jesus superamos a dureza de nossos corações, porque o amor está em nós amando.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.