Revista de Aparecida

Santuários Marianos como sinais de Esperança

Como todo centro de peregrinação, os Santuários Marianos são lugares de esperança e espiritualidade

Escrito por Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R.

30 DEZ 2025 - 07H05

Eles estão na linha do sinal e possuem uma mensagem própria, com características únicas. Ao desvendar essa mensagem, é possível compreender a importância dos Santuários como lugares de encontro com o sagrado e de inspiração para a vida cristã. Os Santuários Marianos sinalizam a esperança própria de quem é atraído pela ternura da Mãe de Deus. O Ano Santo já terminou, mas a Casa da Mãe Aparecida vai continuar de portas abertas para acolher você. Somos peregrinos da esperança todos os dias da nossa vida. Porque são sinais de esperança, os Santuários Marianos despertam a fé, promovem a sinodalidade e anunciam o Evangelho, especialmente aos mais pobres.

A pregação explícita da Palavra de Deus, a promoção da cidadania por meio das obras sociais, as expressões de fé e de piedade popular e, finalmente, a vivência sacramental, são elementos essenciais no projeto evangelizador dos Santuários. A Família dos Devotos participa e anima nossa missão de evangelizar.

Todos os caminhos levam a Aparecida

O Santuário de Aparecida é a máxima invocação mariana do país. Dez milhões de peregrinos anualmente visitam a Virgem Negra, encontrada nas águas barrentas do rio Paraíba do Sul, em 1717. Também por isso, Aparecida está entre os maiores e mais importantes Santuários Marianos do mundo.

A devoção à Mãe Aparecida não tem origem numa aparição propriamente dita, mas no encontro de uma imagem. A manifestação de Nossa Senhora, que envolve a história, o culto e a devoção a Aparecida não está associada a nenhum tipo de visão ou de revelação sobrenatural. Também não estão presentes relatos de videntes ou de visionários. Em Aparecida, a revelação de Deus é sinônimo de encontro.

Nossa Senhora aparece na história dos pobres do Brasil e responde ao clamor de quem pede socorro, ajuda e justiça. Como sinal de esperança, o Santuário de Aparecida é lugar onde a fé encontra celebração, a dor encontra cuidado e o peregrino encontra missão.

A pequena imagem de terracota é negra: tem a cor da nossa gente. Mede 37 centímetros de altura, de mãos postas em oração e de rosto compassivo. Representa Nossa Senhora da Conceição, revestida de manto azul e coroa.

O sentido espiritual das peregrinações

As estratégias pastorais do Santuário de Aparecida derivam do bom acolhimento e da evangelização. Mais do que um mero slogan, acolhida e evangelização são eixos pastorais. A razão de ser de todo Santuário é acolher bem os peregrinos e enviá-los em missão, integrando-os na ação missionária da Igreja. Enquanto Santuário, local de passagem breve, mas restaurador e marcante para toda a vida do peregrino, oferecemos-lhe principalmente os Sacramentos da Reconciliação e da Eucaristia. Restaurados por essas celebrações, procuramos devolver os fiéis a suas comunidades de origem, mais conscientes e disponíveis para os serviços e ministérios pastorais. Gratidão a você que faz parte da Família dos Devotos. Sua doação mensal também é sinal de esperança.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R., em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...