Na plêiade de missionários redentoristas que alcançaram o reconhecimento oficial da Igreja por conta de uma vida marcada pela santidade, figura nosso querido São João Nepomuceno Neumann. Ele foi o primeiro santo do chamado “Mundo Novo”, ou seja, da América do Norte, mais especificamente dos Estados Unidos.
Embora sua origem seja europeia (República Checa), ele atuou e dedicou-se ao trabalho evangelizador em terras americanas. Ele doou-se a uma frutuosa atividade missionária itinerante, particularmente entre os imigrados, sem descuidar de seus ofícios de superior, pároco e formador, a ponto de falecer de febre amarela, contraída em razão de socorrer os doentes da sua paróquia em Nova Orleans.
De modo que, desse homem santo, vale destacar que ele foi uma pessoa decidida a servir e fazer o bem ao próximo. Isso desde quando ele era um seminarista, até quando se tornou padre e missionário, e depois, quando foi escolhido para ser bispo de Filadélfia. E sua sensibilidade era sobretudo para com quem mais sofria na pele devido à condição de ser imigrante! Por isso Neumann ativou sua capacidade criativa e altruísta para favorecer que os imigrantes pudessem ser auxiliados no aspecto religioso, mas também para que obtivessem a cidadania humana!
Nesse sentido, é merecedora de destaque sua dedicação em criar e espalhar pelos Estados Unidos as chamadas escolas paroquiais. O objetivo disso era muito claro, isto é, ao lado de cada paróquia devia existir também uma escola. De modo que as pessoas, especialmente as crianças, eram instruídas no âmbito religioso ou da vivência da fé, mas recebiam também as instruções necessárias para a alfabetização, que garantiria a elas uma colocação digna no mercado de trabalho e de integração na vida social americana.
Assim, Neumann estava vivendo em profundidade sua vocação redentorista de evangelizador dos pobres mais abandonados. Já naquele tempo, os mais pobres, como em todas as partes do mundo, eram os imigrantes, pois eles experimentam todo tipo de exclusão, marginalização e preconceito.
Assim, Neumann soube muito bem atender às duas necessidades mais fundamentais de quem se sente estranho em um novo contexto, ou seja, de se sentir acolhido e evangelizado, mas também de receber a chance de adquirir meios e ferramentas para interagir com a nova realidade.
Portanto, este missionário redentorista nos ajuda e nos inspira por sua doação de vida em favor dos imigrantes e também pela maneira criativa e humanitária de socorrer uma das maiores necessidades de todos os tempos – a educação integral da pessoa humana. Afinal, essa é indispensável para haver promoção humana e cidadã!
Padre Queimado nos fala sobre São Neumann
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.