
Num único livro estão setenta e dois outros. As primeiras páginas dele falam da vida e as últimas também. Sinal que a vida é importante. Nesta cultura de morte em que vivemos ele tem muito a nos dizer. Frei Carlos Mesters diz que Deus escreveu dois Livros: O primeiro é o “Livro da Vida”, o segundo é a “Bíblia”, ou os Livros que formam a Bíblia (Biblioteca).
Poderíamos chamá-lo de Livro de Viagem. É uma viagem com itinerário interessante. Há paisagens e história da vida dos homens e das mulheres. Tem coisas impressionantes. Tocam o coração das pessoas. Nessa viagem com ele só há uma via: a de ida!
Acho que poderíamos dar-lhe outro nome: Livro dos Sonhos. Ah! Mas não é para decifrar os sonhos. É um sonho diferente. Está carregado de amor e de esperança. Faz a gente sonhar com uma vida realmente de paz. Mas só quem tem a sensibilidade do amor vai entendê-lo. Ele é o amor.
É ainda o Livro do Diálogo. Há uma interlocução entre uma Pessoa e um Povo e do Povo com a Pessoa. Os dois dialogam. Conversam. O Livro expõe o desejo da Pessoa para o Povo, que é a felicidade. Quando há diálogo verdadeiro acontece a felicidade, realiza-se uma história de amor.
Deus tomou a iniciativa de inspirar homens e mulheres para que escrevessem seu desígnio benevolente. E eles o escreveram com as mãos e com a própria vida. Ele é a história de Deus com a humanidade e da humanidade com Deus. Quem descobre tal tesouro, vende tudo o que possui para “comprar” tão nobre tesouro. Quem descobre o amor dele não o abandona jamais.
Interessante: Esse Livro traz somente respostas e não faz perguntas. Exorta e educa, e faz vislumbrar um horizonte que ultrapassa o céu e a imensidão do mar. Respeita e dá a liberdade, mas não aprova a injustiça, a opressão, a escravidão nem a corrupção ou a lei do mais forte. Ele está do lado dos pobres ultrajados.
Quando compreenderemos que esse Livro nos faz pisar com firmeza o chão da história de nossa vida e nos faz também escritores dele? Ele é um Livro para ser continuado em seus relatos.
Ele é a história da Aliança de um Deus pleno de amor para com seu povo. Ele chama-se Bíblia Sagrada, que contém a Palavra de um Deus para toda a humanidade. Sem ele é difícil conhecer essa Aliança eterna de amor do Deus que faz a história da salvação dentro da história humana.
Culmina essa história na Pessoa de Jesus, a Palavra viva e encarnada, o pobre de Nazaré que assumiu para redimir nossa fragilidade humana. Você não topa contemplar um pouco mais seu Evangelho? Assim você se disporá a fazer sua viagem...

“Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja” (Mt 16,18)
Pedro era um homem muito simples, mais afinado à profissão de pescador e pouco preocupado com outras coisas. Porém, Ele é o escolhido de Jesus!

É preciso adotar o amor!
A verdade de Cristo sobre o amor é tão clara como a luz do sol. “Amai-vos uns aos outros...” (Jo 13,34-35) é palavra de ordem e não penduricalho da parede ou de outro lugar.

Promessas esquecidas! Reconstruir-se!
Evangelho será sempre Boa Nova, boa notícia, integração e não fragmentação
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.