Quando compreenderemos que esse Livro nos faz pisar com firmeza o chão da história de nossa vida e nos faz também escritores dele? Ele é um Livro para ser continuado em seus relatos.
Num único livro estão setenta e dois outros. As primeiras páginas dele falam da vida e as últimas também. Sinal que a vida é importante. Nesta cultura de morte em que vivemos ele tem muito a nos dizer. Frei Carlos Mesters diz que Deus escreveu dois Livros: O primeiro é o “Livro da Vida”, o segundo é a “Bíblia”, ou os Livros que formam a Bíblia (Biblioteca).
Poderíamos chamá-lo de Livro de Viagem. É uma viagem com itinerário interessante. Há paisagens e história da vida dos homens e das mulheres. Tem coisas impressionantes. Tocam o coração das pessoas. Nessa viagem com ele só há uma via: a de ida!
Acho que poderíamos dar-lhe outro nome: Livro dos Sonhos. Ah! Mas não é para decifrar os sonhos. É um sonho diferente. Está carregado de amor e de esperança. Faz a gente sonhar com uma vida realmente de paz. Mas só quem tem a sensibilidade do amor vai entendê-lo. Ele é o amor.
É ainda o Livro do Diálogo. Há uma interlocução entre uma Pessoa e um Povo e do Povo com a Pessoa. Os dois dialogam. Conversam. O Livro expõe o desejo da Pessoa para o Povo, que é a felicidade. Quando há diálogo verdadeiro acontece a felicidade, realiza-se uma história de amor.
Deus tomou a iniciativa de inspirar homens e mulheres para que escrevessem seu desígnio benevolente. E eles o escreveram com as mãos e com a própria vida. Ele é a história de Deus com a humanidade e da humanidade com Deus. Quem descobre tal tesouro, vende tudo o que possui para “comprar” tão nobre tesouro. Quem descobre o amor dele não o abandona jamais.
Interessante: Esse Livro traz somente respostas e não faz perguntas. Exorta e educa, e faz vislumbrar um horizonte que ultrapassa o céu e a imensidão do mar. Respeita e dá a liberdade, mas não aprova a injustiça, a opressão, a escravidão nem a corrupção ou a lei do mais forte. Ele está do lado dos pobres ultrajados.
Quando compreenderemos que esse Livro nos faz pisar com firmeza o chão da história de nossa vida e nos faz também escritores dele? Ele é um Livro para ser continuado em seus relatos.
Ele é a história da Aliança de um Deus pleno de amor para com seu povo. Ele chama-se Bíblia Sagrada, que contém a Palavra de um Deus para toda a humanidade. Sem ele é difícil conhecer essa Aliança eterna de amor do Deus que faz a história da salvação dentro da história humana.
Culmina essa história na Pessoa de Jesus, a Palavra viva e encarnada, o pobre de Nazaré que assumiu para redimir nossa fragilidade humana. Você não topa contemplar um pouco mais seu Evangelho? Assim você se disporá a fazer sua viagem...
Encantar-se! Desencantar-se! Qual é minha escolha?
Celebrar o Natal é celebrar o renascimento de minha existência, abrindo uma janela que faz contemplar e redescobrir quanta grandeza há diante de nossos olhos.
Raça sim! Racismo não!
Vivemos num mundo marcado pela divisão. Há uma separação abissal entre os seres humanos. Quando tratamos de racismo ficamos ainda na periferia da verdade.
Silêncio na criação! Voz que clama no deserto! Palavra que se fez carne em Nazaré!
A palavra é a comunicação de Deus para conosco. Ela deu origem a toda criação: “Deus disse: Faça-se a luz! E a luz foi feita” (Gn 1,3).
Boleto
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.