Revista de Aparecida

Um Pátria educada jamais será escravizada

A educação é um dos elementos fundamentais em todas as sociedades, pois refere-se a um direito fundamental de todos os cidadãos.

Escrito por Pe. Jonas Luiz de Pádua, C.Ss.R.

08 NOV 2022 - 10H20 (Atualizada em 27 DEZ 2022 - 07H30)

João Pedro Ribeiro

Se realmente queremos uma sociedade desenvolvida em todos os seus aspectos, a base encontra-se na Educação de qualidade para todas as pessoas. Para isso, é preciso haver políticas públicas concretas que garantam o acesso a esse direito, desde o ensino fundamental até o superior. Em outubro, tivemos a oportunidade de escolher alguns de nossos representantes políticos: você procurou saber qual a proposta deles para a Educação?

Infelizmente, ainda vemos muitas crianças e jovens privados de uma educação de qualidade, seja pela falta de investimentos públicos, por situações econômicas onde o jovem precisa abandonar os estudos para ajudar na renda familiar, ou por falta de incentivo, condições materiais, acessibilidade e desmotivação, intensificados por ocasião da pandemia. Sem contar a desvalorização de nossos professores. Muitos deles se esforçam para garantir o básico e, às vezes, não encontram o apoio público necessário. 
Em nosso país, a Educação ainda não é uma das prioridades do Estado e de políticas públicas. Esquece-se que de uma adequada formação decorre o trabalho justo, o respeito e o futuro de uma nação nos níveis cultural, econômico e social.
Por isso, é preciso sempre apoiar e incentivar a Educação para todos, pois ela provoca que tenhamos uma sociedade mais consciente de seus direitos básicos necessários para o bem comum. Aí, sim, uma sociedade educada nunca será escravizada! Escravizada por ideologias e economias destruidoras, violentas, de determinados grupos particulares e que pensam apenas em si, usando os mais humildes e pobres como massa de manobra ou cortina de fumaça, para esconder o que é necessário cuidar.

Valorizemos e façamos nossa parte para promover uma educação de qualidade para nossas crianças, jovens e adultos, enfim, a todos os desejosos por conhecimento e informação saudáveis. Nunca é tarde para aprender! Que não esperemos apenas um “Brasil do futuro”, mas façamos acontecer um “Brasil do agora”: mais educado, justo e acessível para todos.


Receba a Revista de Aparecida em sua casa, clicando aqui!

Ajude a obra de evangelização do Santuário Nacional!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Jonas Luiz de Pádua, C.Ss.R., em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...