Ser vocacionado é ser uma pessoa que vive a beleza e a radicalidade do seu batismo, tornando-se uma pessoa do encontro, que comunica a beleza do Reino de Deus pelo testemunho da vida de comunidade, alimentando-se da Palavra e da Eucaristia, contribuindo com seus dons e talentos na construção de uma sociedade mais justa e fraterna, na qual o respeito e a paz iluminam o caminhar humano.
A beleza da vocação está na vivência do dom supremo da caridade, na gratuidade do caminhar juntos, na corresponsabilidade na defesa da vida e da dignidade humana, no cuidado com a obra da criação, no estender a mão e abrir o coração para aqueles que mais necessitam, no esforço contínuo em perceber suas potencialidades na construção de um mundo melhor, como também reconhecer as fragilidades que necessitam de esforço e dedicação para serem superadas. O ouvir a Palavra de Deus e se alimentar da Eucaristia produzirá atitudes de misericórdia e compaixão com os mais necessitados, de compromisso com o próximo que, à luz da fé, reconheço como irmão, como parte de mim. Como membro ativo da Igreja torno-me evangelizador a partir da vida de oração e escuta da Palavra (discipulado) como também de testemunho concreto e vivência das bem-aventuranças (missionariedade).
Ler os sinais dos tempos colocará o batizado na radicalidade da unidade, do ser igreja, vivendo a liberdade que o conduzirá a dizer sim ao chamado de Deus, à beleza de sua vocação, que é ter no íntimo do seu coração a grandeza e a bondade do ser humano, de ter sido feito à imagem e semelhança de Deus, de ser filho no Filho de Deus. Deus chama a cada um para caminhar com Ele, como chamou Abraão, Moisés, Jeremias, João Batista, os apóstolos e todos os santos, para chamar cada um de seus filhos a vivenciar a alegria de ser escolhido e chamado para uma grande missão, para a santidade.
Não é fácil dizer sim. A princípio causa certo desconforto e angústia responder ao chamado de Deus, uma vez que terei que renunciar a alguns sonhos e seguranças, mas a partir desse sim encontra-se a beleza da plenitude do ser humano, no sorriso e na ternura do olhar de alguém que não possui nenhuma forma de me retribuir pelo bem que lhe fiz, naquele olhar que brilha mesmo em meio a tantas adversidades, a beleza da nossa humanidade, naquele muito obrigado e Deus lhe pague. Nestes encontros testemunhamos a vocação de ser humanos, de ser filhos de Deus, que é Pai e Filho e Espírito Santo.
Acolher o chamado de Deus, a exemplo dos pastores de Belém
Não vamos hesitar ao chamado de Deus, mas responder com alegria e prontidão, a exemplo dos pastores de Belém.
Vocação: chamado e resposta
Todo chamado implica também em uma resposta. Essa é a dinâmica da vocação: Deus chama e cabe à pessoa chamada uma resposta.
Com Maria, Mãe da Esperança, viver nossa vocação em Cristo
Maria, como mãe de Jesus e da Igreja, nos guia e nos encoraja a dizer sim a Deus, a abraçar a vontade divina e a cuidar da vida, seguindo o exemplo de seu Filho Jesus que disse: “Eu vim para que todos tenham vida e vida com abundância”. (Jo 10,10)
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.