Notícias

Reitor do Santuário Nacional faz balanço de 2019

Escrito por André Somensari

15 JAN 2020 - 09H06 (Atualizada em 18 MAR 2022 - 10H13)

A12

O ano de 2019 foi especial e trouxe grandes mudanças e novidades para a Casa da Mãe Aparecida. A começar pela Reitoria do Santuário, que, desde 27 de janeiro do ano passado, foi confiada ao missionário redentorista padre Carlos Eduardo Catalfo, C.Ss.R

Além de reitor, padre Eduardo Catalfo também é Superior da Comunidade Religiosa, Vigário Episcopal para o Santuário Nacional e presidente da Academia Marial de Aparecida. A nomeação para as funções é válida para o quadriênio de 2019 a 2022.

A12
A12
Pe. Carlos Eduardo Catalfo


Em entrevista ao JS, o reitor fez um balanço sobre o ano que passou, sobre o projeto Jornada Bíblica, carro-chefe do Santuário em 2019, e também falou sobre os projetos do Santuário para 2020.

O ano de 2019 foi marcante, com diversos eventos e acontecimentos no Santuário. Qual o balanço que o senhor faz desse período?

Padre Eduardo Catalfo – De fato, 2019 foi um ano de grandes conquistas pastorais para o Santuário. Recebemos inúmeras romarias! Percebemos, com muita alegria e muito gosto, que vem aumentando, significativamente, o número de devotos, romeiros que vêm a Aparecida em busca de esperança e de vida nova. E essa procura da esperança é próprio da vida cristã.

A esperança cristã nos ensina que é em Deus que nós devemos de fato confiar. Nós tivemos esse ano um trabalho muito intenso com a Jornada Bíblica na fachada Norte, que será a primeira a ser revestida com mosaicos bíblicos. Isso foi muito bonito, foi um projeto de muito envolvimento, sobretudo daqueles que participam da Família dos Devotos. Nós teremos pelos próximos cinco ou seis anos um trabalho desafiador de um projeto que eu sempre digo que não é apenas estético, mas sim pastoral. Nós queremos aproximar os romeiros da palavra de Deus.

Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida, sempre lembra com alegria que "Nossa Senhora é a maior, a melhor e a mais perfeita discípula da Palavra". Esse é nosso desejo: que os devotos sejam também perfeitos discípulos da Palavra de Deus. E também comemoramos os 125 anos da chegada dos primeiros redentoristas a Aparecida (e 75 anos da Província de São Paulo). Desde então nós nos dedicamos ao Santuário Nacional com muita devoção, fé e gratidão a Nossa Senhora por tudo que temos realizado ao longo dessa história centenária!

Sobre a Jornada Bíblica, quais foram as etapas do projeto, realizadas em 2019, e qual o planejamento para 2020?

Padre Eduardo Catalfo – Ano passado demos início à primeira etapa da fachada, que está em pleno andamento. Ela inclui a montagem dos andaimes e a preparação das paredes da fachada Norte, para que o mosaico seja, de fato, aplicado. Os mosaicos serão fixados na fachada a partir da Páscoa de 2020, quando o padre Rupnik e os mais de 30 artistas que vão cuidar da aplicação dos afrescos na fachada já estarão em Aparecida (SP).

Leia Mais Ajude-nos a revestir as fachadas do Santuário NacionalFachadas do Santuário Nacional integram novo projeto de evangelização em AparecidaAlém da Jornada Bíblica, quais serão outros projetos do Santuário Nacional para 2020?

Padre Eduardo Catalfo – O grande e o mais importante projeto pastoral do Santuário Nacional é acolher os devotos, os romeiros. E nós já temos a agenda toda programada com as grandes romarias que costumeiramente vêm a Aparecida (SP). Ao lado desse trabalho, sempre contínuo, de acolher as grandes romarias, nosso projeto pastoral inclui o atendimento às pessoas que vêm ao Santuário em busca da Palavra de Deus, da pregação, da vivência dos sacramentos e a ideia de aprofundamento nos temas bíblicos. Por isso que nós vamos promover, juntamente com a Academia Marial , em 2020, o 1º Congresso Bíblico do Santuário Nacional, previsto para o mês de setembro, que terá como temática central o livro do “Êxodo”.

Em 27 de janeiro, o senhor completará 1 ano à frente da reitoria do Santuário Nacional. Como está sendo essa experiência de ser reitor do maior santuário mariano do mundo?

Padre Eduardo Catalfo – Assumi a Reitoria do Santuário Nacional com muita surpresa e também com muita alegria. Tem sido um grande presente ser reitor desse santuário. Durante o ano todo, tive a oportunidade de conhecer melhor sua dinâmica, seu funcionamento e sua estrutura própria. E, de alguma maneira, digo com muita franqueza, foi um ano de muitas alegrias, muito tranquilo, de muito aprendizado. Imagino que em 2020 nossas alegrias, nossas surpresas irão continuar; e essa é a beleza da Fé. Deus é sempre uma surpresa em nossa vida. E faço uma avaliação bastante positiva desse ano, ao lembrar as atividades, o que de fato conseguimos realizar, juntamente com toda a comunidade redentorista.

É importante ressaltar que o reitor nunca trabalha sozinho. Ele trabalha com as equipes, com os voluntários, com os colaboradores e, principalmente, com a comunidade redentorista, que se dedica ao trabalho no Santuário Nacional. Nós somos mais de 70 missionários redentoristas aqui em Aparecida. E o trabalho do Santuário Nacional é reflexo do trabalho de toda a comunidade redentorista, que se empenha com alegria e devoção.

4 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por André Somensari , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...