Poderíamos falar do que Maria nos ensina todos os dias e, mesmo assim, não falaríamos tudo. O tema da Novena de Nossa Senhora Aparecida deste ano, que começa dia 3 de outubro, nos leva à reflexão de que, em Maria e com Maria, podemos estar revestidos da palavra de Deus.
Esse termo não é muito usado no meio de nós. Porém, deveria, sabia? O convite dessa novena é muito importante e se refere a nos vestirmos novamente da palavra de Deus, dar rosto para as Sagradas Escrituras.
Ainda está confuso? Bora conferir sete vezes em que Maria deu forma, colocou em/na prática as Sagradas Escrituras.
1- Disse então Maria: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo tua palavra”. E o anjo retirou-se de sua presença. (Lc 1,38)
2- Disse então Maria: "Minha alma engrandece o Senhor e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque Ele olhou para sua humilde serva; pois daqui em diante todas as gerações proclamarão que sou feliz! (Lc 1,47-48)
3- De geração em geração se estende sua misericórdia sobre aqueles que o temem. (Lc 1, 50)
4- Bem-aventurada aquela que acreditou que se cumpriria o que lhe foi dito da parte do Senhor!” (Lc 1, 45)
5- Sua mãe disse aos serventes: “Fazei tudo o que ele vos disser" (Jo 2,5)
6- Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena. 26Jesus, vendo sua mãe e, perto dela o discípulo que amava, disse a sua mãe: “Mulher, eis aí teu filho”. Depois disse ao discípulo: “Eis aí tua mãe”. E, desta hora em diante, o discípulo acolheu-a em sua casa. (Jo 19, 25 -27)
7- Todos perseveravam unânimes na oração, junto com algumas mulheres, entre as quais Maria, mãe de Jesus, e com seus irmãos. (at 1,14)
Leia MaisVamos falar de Bíblia?Todo Jovem de Maria é suspeito, mas dá para fazer um retiro de cada resposta de Nossa Senhora, não é mesmo?
Na primeira resposta, ela já está cheia de Deus, da vontade de Deus (e quem diz isso foi o próprio anjo Gabriel). Tanto é que a resposta dela não é apenas um sim, mas "Faça-se".
O que aprendemos de Maria?
Maria, se compromete totalmente com a vontade de Deus. Esse é o primeiro ensinamento. Aí fica a pergunta: Estamos também comprometidos?
No segundo ensinamento, Maria reconhece que quem faz todas as coisas é o Senhor. Não se vangloria de si mesma, mas exalta a soberania do Senhor.
No terceiro ensinamento, Maria reconhece que a misericórdia Dele não apenas pode alcançá-la, mas chega a todos aqueles que confiam em Deus.
O próximo ensinamento é uma prova de que Ela teve fé, mais do que ninguém. Nos convida a tê-la também.
Se acreditarmos nas promessas de Deus, elas acontecerão diante de nós!
No quinto ensinamento, Maria nos ensina a conduzirmos nós também outros para a vontade de Deus. Nossos familiares, amigos, conhecidos, podemos conduzi-los para que conheçam o amor e misericórdia do Senhor. Eles também podem estar revestidos da Palavra de Deus.
No penúltimo ensinamento, lembra do "faça-se"? Ele aconteceu novamente, em um momento de extrema agonia, sofrimento: as últimas palavras de Jesus ao morrer na Cruz. Nossa Senhora nos ensina a aceitar quantas vezes for preciso, nos momentos de alegria ou sofrimento, a vontade de Deus.
O sétimo ensinamento nos leva a também perseverar na oração, a lutarmos contra o desânimo, a preguiça, e suplicar ajuda ao Espírito Santo de Deus.
:: Vale a reflexão e também o compartilhamento desse post com os amigos, familiares, conhecidos. Vamos todos, desde já, estar revestidos da palavra de Deus também?
#paratodoslerem Curtiu esse post? Comente e compartilhe!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login