Por Jovens de Maria Em Crescendo na Fé Atualizada em 20 JUL 2018 - 17H07

Não consigo perdoar, o que fazer?

Na nossa vida muitas vezes temos essa sensação de que não conseguimos perdoar alguém, “que rançoeu peguei dessa pessoa, ela é isso, fez aquilo e eu ingenuamente confiava. Sentimos raiva, uma dor no coração, e piora mais quando dizem que temos que perdoar, a ira aumenta. Dá vontade de socar alguém.

Este é um tema que para muitas pessoas é algo difícil de abordar. Sempre vamos dizer que depende do caso. O que posso dizer é que existem muitas diferenças, mas se nós não perdoamos, nós mesmos vamos nos ferindo por dentro, não fomos feitos para o ódio e sim para o amor. Prova disso é a grande paz e alívio que surge em nosso coração quando conseguimos perdoar.

shutterstock
shutterstock

É importante entender que o que envolve o perdão não é só uma questão racional, mas algo que afeta toda a nossa vida. Ou seja, não bastam razões para perdoar, precisamos voltar a amar aquela pessoa. E às vezes não queremos fazer isso.

Esta é justamente a liberdade que a nossa vida Cristã nos oferece, a coragem de seguir a Cristo conscientemente, de converter aquelas situações que humanamente ou sozinhos não conseguiríamos, nos levar a sermos os primeiros a dar um passo na direção do perdão e quem sabe com o tempo e com a Graça de Deus, este perdão, agindo no outro, o levará ao arrependimento também. E sabe o quê, isso pode levar um bom tempo.

Eu sei que é difícil, sentimos o nosso interior ferindo-se novamente só em lembrar daquelas ofensas. Parece uma inchação. Por isso que pedir para Deus o Dom do Perdão é algo importante. Digo mais, por isso a morte de Cristo na cruz nos é tão iluminadora. Sim, devemos subir na cruz e morrer como Ele o fez. Devemos crescer na intimidade com Jesus e entender os motivos que O levaram a subir nela e com Ele aprender a amar. É uma entrega de amor. Foi para dar-nos o perdão.

Como assim? Lembre o que eu disse antes, devemos aprender a amar aquela pessoa novamente. Olha para Jesus, lá no meio da crucificação o Senhor Jesus disse: “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem.”(Lc 23,34). Imagina isso, você no meio da situação já perdoando. É pessoal, estamos chamados a crescer até a esta “estatura de Cristo” (Ef 4,13).

São Paulo nos lembra: "sede uns com os outros bondosos e compassivos. Perdoai-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou, em Cristo." (Ef 4,32). Esse é o caminho da Reconciliação que a vida Cristã nos oferece, crescer nessa dinâmica de fé, de perdão, é a escola que nos faz crescer no amor, e por isso vamos sendo cada vez mais como Cristo.

Fábio Santos
Sodalício de vida cristã


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Crescendo na Fé

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.