Por Pe. Evaldo César Souza, C.Ss.R Em Crescendo na Fé Atualizada em 26 SET 2017 - 15H13

O apóstolo João

joao_evangelista

Olá querido Jovem de Maria, discípulo de Jesus Cristo, missionário da Igreja! Nossa caminhada pelo colégio dos Apóstolos de Jesus recebe o jovem apóstolo João. Este jovem seguidor de Jesus, pescador na Galileia, destacou-se como um seguidor amado do Mestre, esteve presente no dia da Transfiguração do Senhor no Tabor, acolheu Maria consigo a pedido de Jesus na Cruz e testemunhou a Ressurreição do Filho de Deus. João também foi um grande evangelizador e registrou um pouco de suas experiências com Jesus Cristo em alguns escritos: o quarto Evangelho, três cartas e o livro do Apocalipse são de sua autoria.

João apresenta-se assim, para nós jovens de Maria, como um exemplo de zelo pelas coisas de Deus. Era impetuoso na missão e soube usar de muitos recursos para que a Palavra de Deus fosse levada a todos os povos. Ao escrever sobre a experiência de amor que viveu ao lado de Jesus, ao exortar as comunidades cristãs à fidelidade ao Mestre, João fez uso do recurso que tinha a sua disposição. Hoje, cercados pela tecnologia e por tantas formas possíveis de proclamar o Evangelho, inspira-nos a dinâmica evangelizadora do jovem apóstolo para que usemos todo o possível para que Jesus seja conhecido e amado. Não é sem razão que os “Jovens de Maria” têm feito esforço para evangelizar de tantas maneiras. O jovem apóstolo João nos inspira na missão!

 

"João ficou ao lado da cruz junto com Maria, mãe de Jesus, e Maria Madalena"

Outro fato da vida de João, que o liga especialmente à mãe de Jesus, é o fato de que no momento da Crucifixão de seu Mestre, quando todos fugiram, João ficou ao lado da cruz junto com Maria, mãe de Jesus, e Maria Madalena. Foi nessa hora de dor e de transformação do mundo, em que Jesus vertia seu sangue para nos redimir, que o Filho de Deus, preocupado com a segurança de sua mãe, entregou-a aos cuidados do apóstolo amado. Nessa entrega, simbolicamente, Jesus oferece Maria como mãe zelosa para a Igreja. E João se torna o zelador da mãe de Jesus. De modo ilustrativo, é possível dizer que o apóstolo João foi o primeiro Jovem de Maria.

Convido você para que, inspirado pelo jovem João evangelista, seja também um jovem de Maria, engaje-se na sua comunidade e participe de nossas ações aqui no Santuário Nacional. Há espaço entre nós para que você seja também um apóstolo dos tempos modernos. Venha caminhar conosco, somos Jovens de Maria, estamos com você nos passos de Jesus. Afinal, o Senhor é bondoso para conosco.


Escrito por
Padre Evaldo César Souza, C.Ss.R, diretoria da Fundação Nossa Senhora Aparecida (FNSA) (TV Aparecida)
Pe. Evaldo César Souza, C.Ss.R

Redentorista, membro da Província de São Paulo, graduado em Filosofia, Teologia e Jornalismo e pós-graduado em Gestão Executiva de Televisão (FAAP). Escreve para a Editora Santuário e para a editoria 'Santuários'.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Evaldo César de Souza, em Crescendo na Fé

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.