Alienígena, ET, alien, extraterrestre (DanieleGay/ Shutterstock)
Crescendo na Fé

O que a Igreja fala sobre alienígenas?

José Augusto Rento Cardoso (Arquivo Pessoal)

Escrito por José Augusto Rento Cardoso

21 JUL 2021 - 11H28 (Atualizada em 22 JUL 2021 - 08H40)

"Quando contemplo o firmamento, obra de vossos dedos, a lua e as estrelas que lá fixastes:
'Que é o homem' – digo-me então –, 'para pensardes nele?
Que são os filhos de Adão, para que vos ocupeis com eles?'"

(Salmo 8)

Você já parou para contemplar um céu estrelado? Ou olhou a grandiosidade do oceano? Ou se maravilhou com uma paisagem deslumbrante?

Denis Belitsky/ Shutterstock
Denis Belitsky/ Shutterstock

Bom, espero que sim. Mas por que essas perguntas em um texto que tem como tema alienígenas? Simplesmente porque perguntar sobre alienígenas é perguntar sobre a existência de vida para além do nosso planeta e, para isso, é importante que olhemos para a vida aqui e, mais ainda, para a nossa vida e o sentido dela. 👽

Nesse sentido, podemos dizer que a Igreja não nega a possibilidade de existência de algum tipo de vida fora da Terra. Se pensarmos bem, é altamente provável que algum tipo de vida exista na incontável quantidade de planetas que fazem parte do universo.

É claro que essa vida, provavelmente, não é como a dos filmes de ficção científica. Isso nem a Igreja e nem mesmo a Ciência acreditam como muito provável. Sendo assim, não pense que alienígenas descerão em grandes naves e destruirão nosso planeta! 🛸

Leia MaisComo fazer de Deus o centro da nossa vida? Nossa vida está predestinada por Deus?Entretanto, a pergunta ganha em complexidade quando nos perguntamos se existe vida inteligente fora da Terra, ou mesmo se existem pessoas em outro planeta. Nesse sentido, creio que é importante considerar a realidade da pessoa humana e a grandiosidade da vida humana.

Só pra você ter uma ideia, a probabilidade de que você, caro leitor(a), existisse é 1 em 102.685.000. Bastante coisa, né?

Isso aumenta muito mais quando pensamos na existência da vida como a conhecemos. Se ocorresse uma pequena mudança na configuração da existência, por exemplo, em uma parte de um átomo, tudo seria diferente de como conhecemos atualmente.

Nasa/AFP
Nasa/AFP

Sim! Parece que foi desenhado. Nossa existência, mesmo pelo ponto de vista da ciência, parece ter sido pensada, cuidadosamente pensada. Além de tudo isso, sabemos que somos “imagem e semelhança de Deus”, criados para reinar sobre todas as criaturas. Algo sem igual em toda a Criação, inclusive nos diferenciando dos anjos.

Concluindo, podemos dizer que não há nada que indique que existam seres como nós ou mais desenvolvidos em outros planetas, o que não nega a possibilidade de algum tipo de vida.

Enquanto isso, podemos voltar ao Salmo 8 e responder à pergunta “quem é o homem para pensardes nele”? Somos Tua imagem e semelhança, somos pó, mas muito amados por Ti! ❤️

Escrito por
José Augusto Rento Cardoso (Arquivo Pessoal)
José Augusto Rento Cardoso

José Augusto Rento Cardoso é natural de Petrópolis (RJ). Casado, pai de três filhos, membro do Movimento de Vida Cristã e coordenador do Projeto Reconciliatio Psicologia Integral. É graduado em Psicologia, mestre em História e Filosofia da Psicologia e Pós-graduado em Psicologia Positiva e em Logoterapia e Análise Existencial. Atua nas áreas da Psicologia Clínica e Psicologia Jurídica.

CRP 05/42118

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Crescendo na Fé

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.