A inveja é um pecado capital que nos distancia do amor e nos envenena o coração. A inveja não nos permite ver aos demais como irmãos, com os quais devemos nos alegrar. As Sagradas Escrituras nos mostram vários relatos sobre este pecado e o mal que ele causa. Vamos nos lembrar de alguns?
- Caim que, cheio de inveja, mata seu irmão Abel;
- Os filhos de Jacó, que vendem o seu irmão José, pois este era o preferido de seu Pai;
- A inveja que o rei Saul teve de Davi depois que ele venceu Golias, etc.
Como podemos ver, a inveja é uma armadilha na qual podemos cair se não estamos atentos e se nos deixamos levar pela soberba.
Como a erva daninha
Como dissemos no início, a inveja é um pecado capital que causa em nosso coração um desgosto profundo quando vemos a felicidade ou prosperidade alheia.
Leia MaisCiúme é sinal de quem cuida ou destrói o relacionamento?Santo Agostinho descreve a inveja como um “terrível mal da alma, vírus da mente e fulminante corrosivo do coração. É invejar os dons de Deus que o irmão possui, sentindo-se desafortunado por causa da fortuna dos outros, atormentando-se com o êxito dos demais, (...) entregando o espírito e os sentidos à tortura da ansiedade; destroçando-se com a própria fúria”.
O papa Francisco, comentando sobre a inveja, também nos diz:
“Que coisa feia é a inveja! É uma atitude, um pecado feio. E no coração, o ciúme ou a inveja crescem como a erva daninha: cresce, mas não deixa a erva boa crescer. Tudo o que pensa que pode ofuscá-lo, lhe faz mal. Não está em paz! É um coração atordoado, é um coração feio! Mas também o coração invejoso – ouvimos aqui – leva a matar, à morte. E a Escritura o diz claramente: por inveja do diabo, a morte entrou no mundo”.
Santo Agostinho e o Papa Francisco falam da inveja usando palavras duras mas estas palavras têm a intenção de ajudar-nos a ver o estrago que ela faz no nosso coração. Assim como cortamos a erva daninha de nosso jardim, a inveja deve ser cortada de nosso coração.
O conselho de um santo
Neste momento, então, podemos perguntar-nos: O que podemos fazer para evitar este mal? Podemos evitar a inveja olhando a bondade e o amor de Deus por cada um de nós.
Deus dá a cada um segundo as suas necessidades e como Pai amoroso, não se esquece de nenhum de seus filhos. Devemos alegrar-nos pelo que temos e devemos alegrar-nos pelo que os nossos irmãos tem. Aceitar e abraçar o que temos e torcer pelo bem dos outros afastará do nosso coração a tristeza e amargura que a inveja traz.
São Leão Magno, um grande santo da nossa Igreja nos dá um excelente conselho pra evitar a inveja. Ele nos diz que:
“Quando todos estivermos cheios de sentimentos de benevolência, o veneno da inveja há de desaparecer inteiramente”.
Ser benevolente consiste em viver a magnanimidade, a generosidade e a nobreza de coração com os demais. Peçamos Deus que nos ajude a ser benevolentes, amorosos e afáveis, para que possamos estar longe da inveja e com o coração cheio de alegria, esperança e paz.
Usar x Não usar filtros nas redes sociais?
Você já parou para pensar nos motivos por trás do uso de filtros nas redes sociais? Eles podem ser uma ferramenta criativa, mas também têm seu lado ruim?
Carlo Acutis será canonizado durante o Jubileu 2025!
O "influenciador da santidade", será canonizado em 2025, durante o Jubileu dos Adolescentes. Conhecido por seu amor à Eucaristia e à tecnologia, Carlo se destacou ao evangelizar usando a internet para levar Jesus ao mundo. Seu lema, "A Eucaristia é minha estrada para o céu", continua a impactar milhares de jovens.
Nossa Senhora Aparecida: 4 Curiosidades, 4 Virtudes e 4 Motivos para Ser Devoto
Você conhece bem a imagem de Nossa Senhora Aparecida e suas virtudes? Sabia que existem algumas curiosidades bem interessantes que tornam essa devoção ainda mais especial? Separamos 4 curiosidades para te contar hoje.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login