A inveja é um pecado capital que nos distancia do amor e nos envenena o coração. A inveja não nos permite ver aos demais como irmãos, com os quais devemos nos alegrar. As Sagradas Escrituras nos mostram vários relatos sobre este pecado e o mal que ele causa. Vamos nos lembrar de alguns?
- Caim que, cheio de inveja, mata seu irmão Abel;
- Os filhos de Jacó, que vendem o seu irmão José, pois este era o preferido de seu Pai;
- A inveja que o rei Saul teve de Davi depois que ele venceu Golias, etc.
Como podemos ver, a inveja é uma armadilha na qual podemos cair se não estamos atentos e se nos deixamos levar pela soberba.
Como a erva daninha
Como dissemos no início, a inveja é um pecado capital que causa em nosso coração um desgosto profundo quando vemos a felicidade ou prosperidade alheia.
Leia MaisCiúme é sinal de quem cuida ou destrói o relacionamento?Santo Agostinho descreve a inveja como um “terrível mal da alma, vírus da mente e fulminante corrosivo do coração. É invejar os dons de Deus que o irmão possui, sentindo-se desafortunado por causa da fortuna dos outros, atormentando-se com o êxito dos demais, (...) entregando o espírito e os sentidos à tortura da ansiedade; destroçando-se com a própria fúria”.
O papa Francisco, comentando sobre a inveja, também nos diz:
“Que coisa feia é a inveja! É uma atitude, um pecado feio. E no coração, o ciúme ou a inveja crescem como a erva daninha: cresce, mas não deixa a erva boa crescer. Tudo o que pensa que pode ofuscá-lo, lhe faz mal. Não está em paz! É um coração atordoado, é um coração feio! Mas também o coração invejoso – ouvimos aqui – leva a matar, à morte. E a Escritura o diz claramente: por inveja do diabo, a morte entrou no mundo”.
Santo Agostinho e o Papa Francisco falam da inveja usando palavras duras mas estas palavras têm a intenção de ajudar-nos a ver o estrago que ela faz no nosso coração. Assim como cortamos a erva daninha de nosso jardim, a inveja deve ser cortada de nosso coração.
O conselho de um santo
Neste momento, então, podemos perguntar-nos: O que podemos fazer para evitar este mal? Podemos evitar a inveja olhando a bondade e o amor de Deus por cada um de nós.
Deus dá a cada um segundo as suas necessidades e como Pai amoroso, não se esquece de nenhum de seus filhos. Devemos alegrar-nos pelo que temos e devemos alegrar-nos pelo que os nossos irmãos tem. Aceitar e abraçar o que temos e torcer pelo bem dos outros afastará do nosso coração a tristeza e amargura que a inveja traz.
São Leão Magno, um grande santo da nossa Igreja nos dá um excelente conselho pra evitar a inveja. Ele nos diz que:
“Quando todos estivermos cheios de sentimentos de benevolência, o veneno da inveja há de desaparecer inteiramente”.
Ser benevolente consiste em viver a magnanimidade, a generosidade e a nobreza de coração com os demais. Peçamos Deus que nos ajude a ser benevolentes, amorosos e afáveis, para que possamos estar longe da inveja e com o coração cheio de alegria, esperança e paz.
Confie no seu Anjo da Guarda e tenha paz e proteção
A devoção aos Santos Anjos da Guarda é baseada nas Sagradas Escrituras e no Catecismo da Igreja Católica. Aprenda mais sobre nossos companheiros de jornada!
Aventura Sustentável (retomada Laudato Si): Desbravando caminhos para um mundo melhor
Saiba mais sobre a Laudato Si e cuide da Casa Comum.
Amor fraterno em palavras: Mensagens adoráveis para derreter o coração do seu irmão
Conheça mensagens emocionantes , repletas de amor e envie para seu (ua) irmão(ã)
Boleto
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login