Por João Antônio Johas Leão Em Crescendo na Fé Atualizada em 03 ABR 2019 - 14H51

Por que estudar sobre a Fé?

Santificai a Cristo, o Senhor, em vossos corações, estando sempre prontos para dar razão da vossa esperança a todo aquele que vos pede (1Pe 3, 15).

Com essas palavras, São Pedro nos deixa claro como é importante saber falar da nossa fé com propriedade. Para isso, é fundamental que nós católicos tenhamos a mentalidade de estar sempre nos formando em nossa fé.

O mundo de hoje exige cada vez mais dos cristãos uma resposta coerente e profunda a respeito do porque acreditam. Isso é muito bom, mas muitas vezes não acompanhamos essa demanda e acabamos por não saber defender bem a nossa fé.

shutterstock
shutterstock

Um exemplo muito bom é a exortação apostólica do Papa Francisco, Amoris Laetitia, sobre o amor na família. É um tema muito atual e importante, tanto pelo que representa em si mesmo, a dignidade da família, como também pelas calorosas discussões que se levantam hoje mundo afora com respeito a novas modalidades de família, os divorciados que voltam a casar, etc. No documento, o Papa aborda essas questões e, com certeza, ilumina a nossa fé, deixando-a mais formada.

Mas, quantos de nós vão realmente procurar saber o que está no texto? É muito fácil dizer que, se não entendo algo, é porque está errado e deveria mudar. Uma atitude mais cristã seria buscar saber a razão de a Igreja estar dizendo aquilo. 

Outro ponto de vista que precisa ser levado em consideração quando falamos sobre a formação na fé, é como isso é importante para o próprio caminho espiritual. Não precisamos dar razão de nossa esperança apenas para os demais; antes disso, é preciso dar razão a mim mesmo.

Talvez, um bom caminho para começar a aprofundar na nossa fé seja dar uma olhada no Catecismo da Igreja Católica. Ali estão as verdades fundamentais da nossa fé, bem explicadas. A partir daí, podemos identificar temas de interesse, seja porque não o entendemos bem (e gostaríamos de entender), ou simplesmente porque tal tema me chama a atenção e gostaria de aprofundar no conhecimento dele.

Dica de Estudo!

shutterstock
shutterstock

Hoje, com a Internet, é relativamente fácil encontrar materiais para aprofundar na nossa fé (por exemplo, existe um app do Catecismo!). Em vários lugares também podemos encontrar cursos de teologia para leigos que, justamente, possuem esse intuito de nos ajudar a ter uma fé melhor formada. O próprio site do Jovens de Maria possui uma quantidade muito grande de artigos de formação que podem ajudar.

É preciso, no entanto, tomar cuidado quando se busca algo pela internet e é sempre bom “perder um tempo” para verificar se o site é realmente confiável, católico.

Estejamos prontos para dar razão da nossa fé, tanto para nós mesmos quanto para os demais. A nossa fé é muito bonita e quanto mais a conhecemos, mais nos apaixonamos por ela e por Deus. Uma fé malformada está em perigo de cair em certas ideologias que podem - se não tomamos cuidado - nos afastar da Igreja e de Deus.

A nossa formação na fé é uma parte da vida cristã que não pode ser deixada de lado. Por isso, mãos à obra, vamos nos formar e informar!


Escrito por
João Antonio Johas Leão (Arquivo pessoal)
João Antônio Johas Leão

Licenciado em filosofia, mestre em direito e pedagogo em formação. Pós-graduado em antropologia cristã e entusiasta de pensar em que significa ser cristão hoje.

1 Comentário

Para comentar é necessário ser assinante

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por João Antônio Johas Leão, em Crescendo na Fé

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...