No mundo de hoje as pessoas dizem que as coisas devem mudar e chegam a falar até mesmo sobre a liturgia da Santa Missa. Será que qualquer um pode presidir a Missa? Será que ela pode ser mais “democrática”?
Na verdade, acho que há uma falta de compreensão da parte daqueles que falam assim, pois não conhecem o que significa o Dom da Igreja e seus sacramentos.
Quando estamos reunidos para a celebração, dizemos que estamos na Assembleia Litúrgica, e ela é muito inclusiva. Todos nós podemos participar e podemos ter algum tipo de função ou ministério.
Contudo, existe uma ordem, um só celebrante, é o próprio Cristo. Pelo Sacramento da Ordem, aqueles que o recebem tornam-se Presbíteros, os “famosos” padres. É uma verdadeira vocação de serviço à Igreja.
Esta Igreja não é desorganizada e caótica. Pelo contrário, ela faz parte dos desejos de Deus desde a criação do mundo, e com a vinda de Nosso Senhor inaugura-se a Nova Aliança. Como tudo o que é pensado e planejado, tem uma organização e estrutura. Assim, desde a escolha dos doze Apóstolos até a instituição da Eucaristia, podemos ver o cuidado que Jesus teve ao escolher e ensinar o “como” deveriam ser feitas as ações sagradas.
O Sacramento da Ordem concede ao presbítero a faculdade, a capacidade, de agir in persona Christi, ou seja, como se fosse o próprio Cristo; ele é um instrumento de Cristo, é o dom sacerdotal na sua plenitude. Só ele é quem está autorizado a celebrar a missa, e se ele for o Pároco, é também o responsável por todas as atividades da Paróquia, assim com o bispo é o responsável pela diocese e o Papa por toda a Igreja. É uma vocação ao serviço, viu?
Sem eles não teríamos mais missas, e os sacramentos seriam muito difíceis de serem realizados. Não teríamos as confissões sacramentais para purificar-nos de nossas faltas. Nossa vida cristã seria muito diferente.
Por isso, agradeçamos a Deus pelo dom da Sagrada Ordem, que leva homens generosos a entregarem suas vidas a Deus de maneira tão abnegada.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login