Por Fábio Santos Em Crescendo na Fé Atualizada em 02 AGO 2019 - 14H09

Por que só o padre pode presidir a Missa?

No mundo de hoje as pessoas dizem que as coisas devem mudar e chegam a falar até mesmo sobre a liturgia da Santa Missa. Será que qualquer um pode presidir a Missa? Será que ela pode ser mais “democrática”?

Na verdade, acho que há uma falta de compreensão da parte daqueles que falam assim, pois não conhecem o que significa o Dom da Igreja e seus sacramentos.

Thiago Leon
Thiago Leon


Quando estamos reunidos para a celebração, dizemos que estamos na Assembleia Litúrgica, e ela é muito inclusiva. Todos nós podemos participar e podemos ter algum tipo de função ou ministério.

Contudo, existe uma ordem, um só celebrante, é o próprio Cristo. Pelo Sacramento da Ordem, aqueles que o recebem tornam-se Presbíteros, os “famosos” padres. É uma verdadeira vocação de serviço à Igreja.

Esta Igreja não é desorganizada e caótica. Pelo contrário, ela faz parte dos desejos de Deus desde a criação do mundo, e com a vinda de Nosso Senhor inaugura-se a Nova Aliança. Como tudo o que é pensado e planejado, tem uma organização e estrutura. Assim, desde a escolha dos doze Apóstolos até a instituição da Eucaristia, podemos ver o cuidado que Jesus teve ao escolher e ensinar o “como” deveriam ser feitas as ações sagradas.

O Sacramento da Ordem concede ao presbítero a faculdade, a capacidade, de agir in persona Christi, ou seja, como se fosse o próprio Cristo; ele é um instrumento de Cristo, é o dom sacerdotal na sua plenitude. Só ele é quem está autorizado a celebrar a missa, e se ele for o Pároco, é também o responsável por todas as atividades da Paróquia, assim com o bispo é o responsável pela diocese e o Papa por toda a Igreja. É uma vocação ao serviço, viu?

Sem eles não teríamos mais missas, e os sacramentos seriam muito difíceis de serem realizados. Não teríamos as confissões sacramentais para purificar-nos de nossas faltas. Nossa vida cristã seria muito diferente.

Por isso, agradeçamos a Deus pelo dom da Sagrada Ordem, que leva homens generosos a entregarem suas vidas a Deus de maneira tão abnegada.

Escrito por
fabio santos
Fábio Santos

Leigo Consagrado no Sodalício de Vida Cristã, em Petrópolis (RJ). Formado em Filosofia, graduado em Teologia na Universidade Católica de Petrópolis

Seja o primeiro a comentar

Para comentar é necessário ser assinante

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Crescendo na Fé

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...