Por Jovens de Maria Em Notícias Atualizada em 19 JUL 2019 - 13H57

Por que a Igreja pede que sigamos a Liturgia?

O que é a Liturgia? Para que ela serve? Muitas vezes passamos toda a nossa infância nestas idas e vindas à igreja da paróquia, porém sem talvez entender o que é a Sagrada Liturgia.

Não se espante! Até mesmo alguns coroinhas, aqueles que ajudam o Sacerdote durantes as missas, não pararam para realmente entender o que ela significa.

:: A missa de sábado vale para o domingo?

Thiago Leon
Thiago Leon
Missa da Juventude é celebrada no Santuário de Aparecida


O que é a Liturgia?

“É o cume para o qual tende a ação da Igreja e, ao mesmo tempo, é a fonte de onde emana toda a sua força. Pois os trabalhos apostólicos se ordenam a isso: que todos, feitos pela fé e pelo batismo filhos de Deus, juntos se reúnam, louvem a Deus no meio da Igreja, participem do sacrifício e comam a ceia do Senhor”. (Sacrosanctum Concilium 10)

Para ficar mais claro, a Liturgia da Igreja vai além da celebração da Santa Missa. Principalmente, todos os Sacramentos são ações litúrgicas oficiais; um outro exemplo é a “Liturgia das Horas”, que é aquela oração que pode ser rezada por qualquer membro da Igreja, que a cada três horas tem uma sequência de salmos e leituras bíblicas determinadas para a oração. As mais conhecidas sendo as Laudes e as Vésperas (eu adorava rezar as “Horas Médias”. Valem muito a pena, você reza em dez minutos. Posso dizer que me deu muita força na minha caminhada na Igreja, eu chegava do colégio e rezava, e sempre saía renovado!)

De fato, quem precisa da Liturgia somos nós: é nela que nós recebemos, de maneira eficaz e em comunhão com todos os cristãos, as forças necessárias para as nossas vidas. Esta ideia fica clara quando nos aproximamos da Santa Missa como Ceia do Senhor. Quem de nós pode dizer que consegue sobreviver sem comer? Por isso mesmo, na Sagrada Comunhão, ao comungarmos o Corpo e Sangue de Cristo, estamos realmente nos alimentando. Somos nós quem precisamos da Liturgia.

Shutterstock
Shutterstock


Para terminar, tudo o que falamos é sobre uma realidade espiritual, melhor dizendo, é uma herança espiritual valiosíssima, que nos foi dada pelo mesmíssimo Senhor Jesus. Ele que, nos conhecendo, nos deu, pela Igreja, todas essas riquezas.

A Liturgia é uma escola de oração que nos ensina como aproximar-nos de todas as bênçãos que Deus nos dá. Por isso é que temos várias partes na Liturgia da Santa Missa, onde falamos sobre os demais, sobre as nossas famílias, sobre as virtudes que devemos ter. As leituras sempre vão nos falando sobre como devemos ser e como realmente seguiremos ao Senhor.

Não percamos essa riqueza e entesouremo-la nos nossos corações!

Seja o primeiro a comentar

Para comentar é necessário ser assinante

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...