Crescendo na Fé

Santo de casa não faz milagre?

José Eymard (Foto José Eymard)

Escrito por José Eymard

19 AGO 2015 - 08H51 (Atualizada em 19 MAI 2021 - 12H07)

Shutterstock

Quantas vezes você já ouviu ou falou a expressão: ‘‘Santo de casa não faz milagre’’? Geralmente, quem a usa se refere a algum familiar que não vai à Missa, que está nem aí para Deus. Tem quem consiga ser convincente e levar o filho ou filha, a esposa ou esposo e um amigo para a Igreja. Já outros travam e nem conseguem convidar. Existem os que já desistiram de tanto falar e não surtir efeito. A soma de tudo isso deu qual resultado? A famosa expressão: ‘‘Santo de casa não faz milagre.’’ O que fazer agora?

Convido você a abrir a Palavra de Deus em Marcos 7, 24-30. Essa é a passagem da mulher pagã que insistiu a Jesus pela cura da filha. No primeiro instante Jesus, que é Judeu, diz que não é certo tirar o pão dos filhos para jogá-los aos cachorrinhos. Mas a mulher responde com fé: "Senhor, também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que os filhos deixam cair".

Jesus salvou a filha da mulher, pois Ele não veio só para uma nação, mas para todos os povos. Mas a cura só foi possível porque aquela mulher pagã insistiu com Jesus. Esse, então, é o remédio para nossa tristeza de ver quem amamos longe dos caminhos do Senhor: a insistência!

shutterstock
shutterstock


Leia MaisInspiração do dia: 7 testemunhos de conversão existentes na BíbliaO santo é aquele que intercede. Então como ele 'trabalha'? Por estar mais perto de Deus, o Santo ouve nossos rogos e pede ao Senhor por nós. Então 'santo de casa' deve fazer o mesmo.

Estar próximo de Jesus e interceder por aqueles que não amam e não conhecem a alegria de estarem na presença d' Ele. Seja diante do sacrário, na Missa após receber a Comunhão, no Terço, na oração pessoal. A atitude que devemos ter é a insistência na oração e 'trabalhar' como os santos, ou seja, ser íntimo de Deus.

Quando experimentamos o amor misericordioso do Pai, nos tornamos mais capazes de partilhar esta alegria com os outro. Eu pergunto: quantas vezes você tem rezado pelo seu pai, sua mãe, seus filhos, irmãos? Quantas vezes você tem rezado por aquele que você gostaria que estivesse na Igreja? 

Usar a expressão ‘‘Santo de casa não faz milagre’’ deve sair de nosso vocabulário. Ela só pode voltar depois de todas as tentativas e se não houver mais solução. E olha que para isso acontecer é só com a morte, pois para Deus nada é impossível! Pense nos exemplos de Santa Rita de Cássia, que foi perseverante na oração pela conversão dos filhos. Pense na mulher do Evangelho que foi atendida por Jesus por tamanha fé e insistência.

Por fim, quero partilhar o que o Papa Francisco tuitou em 18/08/2015:

Que essas palavras do Santo Padre nos animem a insistir por aqueles que amamos e estão longe dos caminhos de Deus. Que nossa vida seja testemunho para eles e que busquemos, também em nossas ações e insistência na oração, os levar para os caminhos do Bom Pastor.

‘‘Que cada um procure fazer tudo o que está ao seu alcance para levar, ao Pai, os filhos pródigos, que estão longe d’Ele. Tenham misericórdia e compaixão dos que sofrem’’ (Serva de Deus Ir. Maria Imaculada da Santíssima Trindade O.C.D.).

Escrito por
José Eymard (Foto José Eymard)
José Eymard

Jornalista e ex-apresentador da TV Aparecida

1 Comentário

Para comentar é necessário ser assinante

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por José Eymard, em Crescendo na Fé

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...