Muitas vezes escutamos a bela passagem da Anunciação e Visitação de Maria a Isabel. Porém, meio sem querer, às vezes nos escapa um detalhe que poderia nos iluminar no dia de hoje:
“Isabel, tua parenta, também ela concebeu um filho em sua velhice e está no sexto mês” (Lc 1,36).
Isabel estava em uma idade avançada, enquanto que Maria era muito jovem. Será que a amizade delas foi positiva e poderia nos ensinar algo?
: Sabe o quanto Maria andou para visitar Isabel?
O Papa Francisco, no Sínodo dos Jovens, nos deixou bem claro que:
“Ao mundo, nunca foi nem será de proveito a ruptura entre gerações. São cantos de sereia dum futuro sem raízes, sem arraigamento. É a mentira que deseja fazer-te crer que só o novo é bom e belo. A existência das relações inter-geracionais supõe que, nas comunidades, se possua uma memória coletiva, pois cada geração retoma os ensinamentos de quantos a antecederam, deixando assim uma herança aos seus sucessores. Isto constitui quadros de referência para alicerçar solidamente uma sociedade nova. Como diz o ditado: «Se o jovem soubesse e o velho pudesse, não haveria nada que não se fizesse". (CHRISTUS VIVIT 191) |
Podemos dizer que o encontro destas duas mulheres gerou muitos frutos, primeiramente porque antes elas já estavam unidas em Deus. Por isso, foram agraciadas com a bênção dos filhos. Uma perseverou na sua fé, mesmo sem ter o sinal da bênção de um filho, e Maria, logo no início de sua vida, foi abençoada com a maternidade. Isabel reconhece que Maria era a Mãe de seu Senhor e Maria, em um ato de humildade e serviço, expressa Sua grandeza.
Diz a Bíblia que Isabel foi cumulada com a Misericórdia de Deus. Podemos dizer que Maria também foi um rosto Misericordioso de Deus para Isabel. Como é belo quando alguém mais idoso é ajudado por um jovem que lhe é familiar!
Como é reconfortante, para aqueles que estão em idade avançada, serem amparados pelos mais jovens que, anteriormente, no início de suas vidas, foram recebidos pelos mais velhos. Como é bom para o jovens, exercitar-se na caridade, na paciência e no amor ao servir os mais idosos!
Peregrinos com Maria, rumo ao Ano Jubilar da Esperança
A Novena da Padroeira deste ano, com o tema “Mãe Aparecida, acolhei-nos como peregrinos da esperança”, convida os jovens a refletirem sobre seu papel na Igreja e a se prepararem para o Ano Jubilar de 2025. Venha caminhar conosco rumo à renovação da fé e do compromisso cristão!
Seguindo o exemplo de Maria: como a Fé de Nossa Senhora Aparecida nos guia!
Veja a importância da presença dos jovens na festa da Padroeira
A experiência na novena da Padroeira pode contribuir para o fortalecimento da fé do jovem.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login