Na tarde de ontem (17), Papa Francisco se encontrou com milhares de jovens no Santuário de Maipú, em Santiago, durante sua visita ao Chile. Em sua fala, o Pontífice destacou que os jovens precisam estar sempre conectados com Jesus e assim se tornarem protagonistas das mudanças na sociedade.
Segundo o Pontífice, a fé é uma aventura na qual o jovens precisam embarcar.
“A fé excita nos jovens sentimentos de aventura, uma aventura que os convida a atravessar paisagens incríveis, mas paisagens nada fáceis e nada tranquilas... mas, vocês gostam de aventuras e desafios. Exceto aqueles que vocês não conseguiram tirar do sofá. Retire-os rapidamente! É assim que podemos continuar; Afinal, vocês ficam entediados quando não há desafios que os estimulem”.
Papa Francisco também contou um episódio em que perguntou a um jovem o que lhe deixava de mau humor e este lhe respondeu: "ficar sem bateria no celular e sem internet". Ao questionar-lhe do porquê, respondeu: “porque me desconecto do mundo e não sei o que está acontecendo”. Então, o Santo Padre começou ensinar aos jovens:
“Sem conexão, sem a conexão com Jesus, acabamos afogando nossas ideias, nossos sonhos, nossa fé e, naturalmente, nos enchemos de mau humor. Como protagonistas – que somos e que queremos ser – podemos chegar ao ponto de sentir que não faz diferença se fazemos ou não alguma coisa. "Por que você vai gastar sua energia? – diria um jovem pessimista – “Divirta-se, deixe essas coisas pois sabemos como elas terminam; o mundo não muda”. Começamos então a sentir que estamos desconectados da realidade e do que está acontecendo no mundo. Isso me preocupa que, uma vez que tenham perdido sua "conexão", muitas pessoas pensam que não têm nada a oferecer; elas se sentem perdidas. Pare por aí! Todos vocês têm algo para oferecer.”
Para o papa, os jovens do Evangelho (João 1,35-42) buscavam um sinal que os ajudassem a manter viva a chama em seus corações: "Eles queriam saber como carregar a bateria do coração, buscavam a senha para se conectar com aquele que é o Caminho, a Verdade e a Vida". Nisto, o Pontífice retomou uma regra de vida, ensinada pelo santo chileno Alberto Hurtado, como a senha para acender o coração com o fogo capaz de manter viva a alegria, que é o próprio Jesus:
“A senha de Hurtado para reconectar e manter o sinal é muito simples – tenho certeza de que ninguém de vocês trouxe o celular, não é mesmo? – brincou o papa – Eu gostaria que vocês anotassem em seus celulares, o que eu disser: 'O que Cristo faria em meu lugar?'. O que Ele faria em meu lugar na escola, na universidade, na rua, em casa, entre os amigos, no trabalho, frente aos que fazem bullying; Quando saem pra balada, quando estão praticando esportes e vão ao estádio; “O que faria Cristo em meu lugar?” Esta é a senha, a fonte de energia que carrega nossos corações, acende nossa fé e faz o brilho dos nossos olhos nunca desaparecer. É isso que significa ser um protagonista da história. Nossos olhos brilham, pois descobrimos que Jesus é a fonte da vida e da alegria. Protagonistas da história, pois desejamos transmitir esse brilho aos corações que cresceram tão frio e sombrio que eles esqueceram o que significa esperar”.
E encerrando, Francisco fez ainda esse pedido aos jovens:
“Queridos jovens, peço-lhes, por favor: Sejam jovens samaritanos que nunca abandonam ninguém que esteja jogado à beira da estrada. Sejam como o jovem Cireneu que ajuda Cristo a carregar sua cruz e a aliviar os sofrimentos de seus irmãos e irmãs. Sejam como Zaqueu, que transformou seu nanismo espiritual em grandeza e permitiu que Jesus transformasse seu coração materialista em solidário. Sejam como a jovem Maria Madalena, procurando apaixonadamente pelo amor, que só encontra em Jesus as respostas de que ela precisa. Tenham o coração de Pedro, para que vocês possam abandonar suas redes junto ao lago. Tenham o amor de João, para que possam descansar todas as suas preocupações nele. Tenham a disponibilidade de nossa Mãe, a primeira discípula, para que vocês possam cantar com alegria e fazer a vontade de Deus”.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login