O Sínodo dos Bispos está atualmente em foco no Vaticano, trazendo à tona questões cruciais relacionadas à Igreja Católica e destacando a importância de uma abordagem de "caminhar juntos", em consonância com a "obra de Deus para o seu povo", que é a Liturgia.
A Liturgia, embora não englobe todas as atividades da Igreja, desempenha um papel central ao servir como um espaço sagrado de revelação por meio de rituais e orações. O mistério de Cristo e a natureza da própria Igreja são afirmados na Constituição Sacrosanctum Concilium.
O cardeal Odilo Scherer, em uma entrevista à Vatican News sobre o Sínodo, enfatizou que é fundamental para a Igreja Católica reconhecer que não é apenas uma instituição clerical. A Igreja não depende exclusivamente do Papa e dos bispos, mas é, antes de tudo, o povo de Deus.
“A imagem da Igreja como o Povo de Deus, o Corpo Místico de Cristo e o edifício de Deus, conforme descrito na Constituição Lumen Gentium, reforça a ideia de uma jornada coletiva, em que cada membro não busca a salvação individual, mas sim a coletiva”.
Leia MaisSínodo: Reflexões sobre o Espírito Santo a partir dos textos de São BasílioNa abertura do Sínodo, Papa Francisco destaca a importância do Espírito SantoSínodo é uma Igreja em busca de comunhão e participaçãoA expressão máxima da unidade da Igreja Católica é a celebração da Eucaristia, representando a comunhão universal.
A Eucaristia é sempre celebrada em comunhão, com preces pelo Papa e todos os bispos, como é particularmente evidente nas Preces Eucarísticas.
Neste Sínodo dos Bispos, a reflexão sobre a Liturgia e a importância de caminhar juntos como um povo de Deus são temas centrais, que buscam fortalecer os laços e a compreensão dentro da Igreja Católica, reforçando a sua identidade e missão no mundo.
Fonte: Vatican News
O compromisso da Santa Sé com a proteção de crianças
Santa Sé intensifica esforços na ONU para solucionar o caso das crianças ucranianas deportadas em meio à guerra da Ucrânia, com Papa Leão XIV liderando a ação.
Ciclone atinge a Ásia e comunidade católica acolhe vítimas
Ciclones atingem Sri Lanka, Tailândia e Indonésia, deixam centenas de mortos e mobilizam a Igreja, que acolhe desabrigados e oferece apoio material e espiritual.
Por que um Papa viaja?
Diante da 1ª viagem apostólica do Papa Leão XIV, entenda por que é importante que o Santo Padre faça viagens e encontros com líderes mundiais e fiéis de todo mundo
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.