O Sínodo dos Bispos está atualmente em foco no Vaticano, trazendo à tona questões cruciais relacionadas à Igreja Católica e destacando a importância de uma abordagem de "caminhar juntos", em consonância com a "obra de Deus para o seu povo", que é a Liturgia.
A Liturgia, embora não englobe todas as atividades da Igreja, desempenha um papel central ao servir como um espaço sagrado de revelação por meio de rituais e orações. O mistério de Cristo e a natureza da própria Igreja são afirmados na Constituição Sacrosanctum Concilium.
O cardeal Odilo Scherer, em uma entrevista à Vatican News sobre o Sínodo, enfatizou que é fundamental para a Igreja Católica reconhecer que não é apenas uma instituição clerical. A Igreja não depende exclusivamente do Papa e dos bispos, mas é, antes de tudo, o povo de Deus.
“A imagem da Igreja como o Povo de Deus, o Corpo Místico de Cristo e o edifício de Deus, conforme descrito na Constituição Lumen Gentium, reforça a ideia de uma jornada coletiva, em que cada membro não busca a salvação individual, mas sim a coletiva”.
Leia MaisSínodo: Reflexões sobre o Espírito Santo a partir dos textos de São BasílioNa abertura do Sínodo, Papa Francisco destaca a importância do Espírito SantoSínodo é uma Igreja em busca de comunhão e participaçãoA expressão máxima da unidade da Igreja Católica é a celebração da Eucaristia, representando a comunhão universal.
A Eucaristia é sempre celebrada em comunhão, com preces pelo Papa e todos os bispos, como é particularmente evidente nas Preces Eucarísticas.
Neste Sínodo dos Bispos, a reflexão sobre a Liturgia e a importância de caminhar juntos como um povo de Deus são temas centrais, que buscam fortalecer os laços e a compreensão dentro da Igreja Católica, reforçando a sua identidade e missão no mundo.
Fonte: Vatican News
Confira mensagens e preces para a família ler e rezar
Livro do missionário Frei Zeca, publicado pela Editora Santuário, propõe às famílias a reflexão de assuntos como a vida matrimonial e o quarto mandamento.
Leão XIV nomeia novo bispo para a Diocese de Teixeira de Freitas-Caravelas
Papa Leão XIV nomeia novo bispo para a diocese de Teixeira de Freitas, Caravelas, na Bahia. Conheça Dom Aldemiro Sena, transferido da sede episcopal da Paraíba.
Papa destaca leitura bíblica sem fundamentalismos
Na Audiência Geral, Leão XIV afirma que "a Igreja é chamada a reapresentar a Palavra de Deus com uma linguagem capaz de chegar aos corações."
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.