Por Redação A12 Em Brasil

Acompanhamento na gestação: o cuidado que faz a diferença!

O acompanhamento gestacional é mais do que uma necessidade da gestante, é um direito do bebê que vai nascer. No passado, por questões culturais, por falta de acesso ao serviço de saúde ou mesmo por não achar necessário, muitas mulheres não faziam o pré-natal.

ciclo gestaçãoO sistema de saúde garante o acesso a pelo menos, seis consultas de pré-natal e a gestante trabalhadora ainda conta com os benefícios previstos em lei. No pré-natal, a gestante fica sabendo como está a sua saúde e o desenvolvimento do bebê. Ela recebe ainda orientações muito importantes que vão ajudá-la a elaborar seu plano de parto e a se preparar para o aleitamento materno.

Veja a lista de exames realizados na gestação

Entidades médicas que lidam com a questão do pré-natal explicam quais são os objetivos principais desse acompanhamento gestacional: "O principal objetivo da atenção pré-natal e puerperal é acolher a mulher desde o início da gravidez, assegurando, ao fim da gestação, o nascimento de uma criança saudável e a garantia do bem-estar materno e neonatal. Uma atenção pré-natal e puerperal qualificada e humanizada se dá por meio da incorporação de condutas acolhedoras e sem intervenções desnecessárias; do fácil acesso a serviços de saúde de qualidade, com ações que integrem todos os níveis da atenção: promoção, prevenção e assistência à saúde da gestante e do recém-nascido, desde o atendimento ambulatorial básico ao atendimento hospitalar para alto risco". Fonte: https://www.febrasgo.org.br/site/?p=208

 

Dr. Zilda Arns:

“Você sabia que mais da metade das crianças que morrem no Brasil, antes de um ano, morrem antes de 28 dias e principalmente antes dos 7 dias de vida por problemas de gestação ou de parto? Se a gente conseguir cuidar bem das gestantes e encorajá-las a fazer o pré-natal, pelo menos seis consultas de boa qualidade, e ter acesso a um parto humanizado e de boa qualidade, já conseguiremos diminuir muito a mortalidade infantil.”

Pastoral da criança

A Pastoral da Criança está reforçando suas ações sobre os cuidados nos primeiros mil dias (fase da gestação e mais os dois anos de vida da criança). O trabalho considera os avanços na área da prevenção trazidos pelas pesquisas do epidemiologista britânico David Barker. De acordo com o estudo, a obesidade, diabetes, hipertensão arterial e problemas cardíacos - doenças crônicas da população adulta - podem ser prevenidas nos primeiros mil dias da criança.

As consultas de pré-natal e os exames necessários, o controle da pressão arterial, a boa nutrição, a abstenção do fumo e de bebidas alcoólicas não são apenas importantes para o parto e o nascimento de um bebê com saúde. São fundamentais para o desenvolvimento da criança e podem determinar uma vida adulta mais saudável.

 Governo federal estabelece regras para estimular parto normal

O Ministério da Saúde e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou, na quarta-feira (7), resolução que estabelece normas para estímulo do parto normal e a consequente redução de cesarianas desnecessárias na saúde suplementar. Leia mais

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...