Por Redação A12 Em Igreja

Diocese de Registro celebra seus 40 anos

Criada pelo Beato Papa Paulo VI em 29 de janeiro de 1974 e instalada em 16 de fevereiro de 1975, a Diocese de Registro, no interior de São Paulo, celebra os seus 40 anos. A data será celebrada em diversos eventos significativos, destaque para Romaria Diocesana ao Santuário Nacional de Aparecida que acontecerá no próximo dia 8 de fevereiro e pretende reunir cerca de dois mil fiéis.

RegistroAlém desta Romaria diocesana, a diocese, em sintonia com a Igreja no Brasil, realizará a Campanha da Fraternidade, o Ano da paz e da Vida consagrada. Após 53ª. Assembleia da CNBB, em abril, à luz das Novas Diretrizes da Ação Evangelizadora, inspirados por elas, a diocese vai realizar uma grande Assembleia Diocesana.

Também em comemoração ao momento, acontecerá a Ordenação Sacerdotal do diácono Gerson Ribeiro, que acontecerá no próximo mês de agosto.

“Comemorarmos os 40 anos de nossa diocese é um privilégio. Vejo com gratidão pelos seus 40 anos, quanta vida nova aconteceu, tantas crianças batizadas, tantos jovens crismados, tantos casais construindo suas famílias, quanta Evangelização! As 18 Paróquias estão assistidas, orientadas e evangelizadas pelos presbíteros e grande número de leigos atuando, dando o melhor de si”, explicou o bispo diocesano, Dom José Luiz Bertanha.

O bispo salientou ainda, que o presente da Diocese é promissor. “Com o papa Francisco à frente, o apoio da CNBB e do nosso Regional Sul 1, estamos amparados por tantos que nos querem bem. O futuro está nas mãos de Deus. E o tempo de Deus fazendo acontecer a construção da Igreja e do Reino de Deus . Que São Francisco Xavier, padroeiro da Diocese, nos ajude a fazer do Vale do Ribeira um grande campo missionário. Que a Mãe Aparecida esteja conosco nesta caminhada”, concluiu.

História

A Diocese de Registro foi criada no dia 29 de janeiro de 1974 pelo Beato Papa Paulo VI, erigida e instalada no dia 16 de fevereiro 1975. O primeiro bispo diocesano foi dom Aparecido José Dias, que esteve à frente da diocese até 1996, sendo sucedido por dom José Luis Bertanha em 1998, atual pastor da diocese.

Ao total, possui 18 paróquias e conta com 30 presbíteros.

A Diocese é caracterizada pelas lutas e conquistas, expressão da Igreja nascente do Concilio Vaticano II e das diversas Conferências da America Latina e Caribe. Durante esta caminhada de 40 anos muitas coisas maravilhosas aconteceram, muitas mudanças e novos desafios apareceram no caminho, desafios que esperam uma resposta para a Igreja do Vale do Ribeira.

A Diocese de Registro está localizada ao Sul do Estado de São Paulo e pertence ao Sub Região Pastoral Sorocaba.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...