Por Valquíria Vieira Em Igreja

Frei Rogério Soares fala de empreendedorismo no trabalho paroquial

frei_rogerio_soaresFrei Rogério Soares de Almeida, religioso da Ordem de Nossa Senhora das Mercês, será novamente palestrante do 1º CONASPAR (Congresso Nacional de Secretários/as Paroquiais), no evento contribuirá com uma palestra sobre empreendedorismo na paróquia.

O religioso participa de eventos, plaestras e mantém um blog partilhando experiências e reflexões, dos mais diversos temas.

Em entrevista ao A12.com, explicou como o empreendedorismo pode acrescentar ao serviço da Igreja somando qualidade ao acolhimento às pessoas.

A12 - Por que podemos considerar uma paróquia como um empreendimento?

 

"Oferecemos muitas coisas e oferecemos aquilo que as pessoas estão em busca: paz, relação com Deus, escuta, acolhida, orientação, missas, sacramentos, entre outros. É necessário, portanto, fazer tudo isso com competência, qualidade e excelente organização; as pessoas merecem o melhor".

Frei Rogério - É bom esclarecer de início que, quando uso a palavra empreendimento, não estou falando necessariamente de negócio. Dessa forma, a Paróquia é um empreendimento e precisa ser vista dessa forma, se não, estará fadada a minguar cada vez mais. Toda paróquia tem várias frentes de trabalhos e serviços, sejam eles pastorais, sociais, celebrações, atendimentos, relação com o público, serviços, gestão. Oferecemos muitas coisas e oferecemos aquilo que as pessoas estão em busca: paz, relação com Deus, escuta, acolhida, orientação, missas, sacramentos, entre outros. É necessário, portanto, fazer tudo isso com competência, qualidade e excelente organização; as pessoas merecem o melhor. Seguindo essa linha, encontramos no empreendedorismo as ferramentas e técnicas capazes de nos levar a essa excelência, nos atendimentos, na acolhida, na transparência, no dinamismo. Precisamos expandir e crescer, só assim o Reino de Deus acontece para mais e mais pessoas.

A12 - Quais pontos do empreendedorismo podem ser aplicados na prática da vida paroquial?

 

"...

o empreendedorismo tem muito a nos oferecer. Empreender é fazer crescer, dar qualidade àquilo que se faz, ir mais longe, ter boa gestão, fazer planejamentos viáveis e práticos, comunicar-se bem, ser transparente".

Frei Rogério - São vários os pontos. Quando eu fui pároco, por quatro anos, em Salvador – BA, pedi a dois consultores gabaritados, juntamente com uma religiosa, que preparassem a formação das lideranças da comunidade, e o resultado foi surpreendente. Eles adaptaram as técnicas de formação que eles davam nas empresas para nossa realidade paroquial, e a irmã deu o toque eclesial. Vejo o empreendedorismo quase como uma ciência, que nos oferece conhecimentos e competências aplicáveis a qualquer realidade. Toda paróquia precisa atrair mais crianças para a catequese, mais jovens para os grupos, mais fiéis para as missas, dar maior qualidade no atendimento na secretaria, promover missões, aprimorar o dízimo, realizar eventos de captação de recursos, evangelizar. Como fazer tudo isso bem feito? Respondo de experiência própria, o empreendedorismo tem muito a nos oferecer. Empreender, é fazer crescer, dar qualidade àquilo que se faz, ir mais longe, ter boa gestão, fazer planejamentos viáveis e práticos, comunicar-se bem, ser transparente. O povo merece o melhor!

A12 - Qual a importância de os padres, secretários paroquiais e agentes pastorais se instruírem sobre empreendedorismo? 

Frei Rogério - Nos dias de hoje é de suma importância, pois vivemos numa época de tantas ofertas no que diz respeito à religião, mesmo não querendo nos igualar a muitos, precisamos anunciar a Boa Nova com competência e eficiência. É exatamente isso que o empreendedorismo faz, busca a excelência por meio de conhecimentos, profissionais competentes e um conjunto de ações eficientes, em busca do resultado. Repito, não se trata de transformar nossa Paróquia num negócio, e nem devemos, mas fazer “crescer e multiplicar” o que é de Deus. Para escutar de Jesus um dia ‘Muito bem, servo bom e fiel! Foste fiel no pouco, muito confiarei em tuas mãos para administrar. Entra e participa da alegria do teu senhor!’(Mt 25,21)

CONASPAR
A primeira edição do CONASPAR – Congresso Nacional de Secretários Paroquiais, aconteceu em Aparecida (SP), de 01 a 04 março desse ano, devido ao grande número de pessoas na lista de espera para partcipação, a organizadra do evento irá realizar de 02 a a05 de agosto próximo uma reedição do Congresso. O CONASPAR acontecerá no, no Hotel Rainha do Brasil, com uma programação dedicada à capacitação técnica das secretárias e dos secretários das paróquias, cúrias e casas religiosas do Brasil.

As inscrições estão abertas no site www.conaspar.com.br e as vagas são limitadas.

O evento é organizado e promovido pela Promocat Marketing Integrado.

 

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Valquíria Vieira, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...