Por Elisangela Cavalheiro Em Igreja

Pastoral da Sobriedade promove encontro de Comunidades Terapêuticas Católicas

A Pastoral da Sobriedade por meio da Federação Nacional de Comunidades Terapêuticas Católicas e Instituições Afins (FNCTC), braço jurídico da pastoral, realiza nos dias 24 e 25 de outubro o primeiro Encontro Nacional de Comunidades Terapêuticas Católicas em Cachoeira Paulista (SP). O encontro acontece dentro da programação dos 15 anos da Pastoral da Sobriedade. 

Foto de arquivo: Ana Godoy/Pastoral Sobriedade.

Membros da Federação em assembleia nacionalem 2012. 

 

Estarão presentes no evento, vários fundadores da pastoral e da federação e a coordenação nacional da pastoral. O mediador do encontro será o presidente da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas, Luiz Carlos Rossini. Entre os participantes, o secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, Vitore André Zílio Maximiano e Clóves Benevides, coordenador do Fórum Brasileiro de Gestores de Políticas sobre Drogas, entre outros.

O encontro terá como tema ‘Conhecer para Apoiar’ e lema ‘O que juntas podemos fazer melhor’. Para explicar um pouco o trabalho de atuação da Federação e falar sobre o encontro de outubro, o A12.com entrevistou a coordenadora nacional da Pastoral da Sobriedade e presidente executiva da Federação, Ana Martins Godoy Pimenta.

Portal A12.com – No próximo mês acontece o Encontro Nacional das Comunidades Terapêuticas Católicas organizado pela Federação. Qual a proposta desse evento? 
Ana Godoy – A proposta do evento é conhecer as comunidades terapêuticas (CTs) e instituições afins e torná-las conhecidas pelos governantes, divulgar a Federação, levar conhecimento e colocar em prática o Estatuto da FNCTC, que prevê criação de delegacias regionais. 

Portal A12.com – O que é e qual a missão da FNCTC?
Ana Godoy – O embrião da Federação Nacional de Comunidades Terapêuticas Católicas e Instituições Afins, que no início foi intitulada de ANCTC – Associação Nacional de Comunidades Terapêuticas Cristãs e Instituições Afins surgiu em Junho de 1997, quando houve um Encontro de Instituições Católicas de Recuperação de Dependentes Químicos, na cidade de Lins. A carta de convocação de Dom Irineu para esta reunião chamava os “audazes e proféticos” que realizavam trabalhos nas Comunidades Terapêuticas. Neste encontro vinte e nove entidades estiveram presentes e entre as ações propostas destacaram-se as seguintes sugestões: o reconhecimento do trabalho das CTs pela CNBB; engajamento nas paróquias; promover a Campanha da Fraternidade tendo as drogas como tema e criação da Pastoral da Prevenção e Recuperação da Dependência Química. 

 

"A FNCTC é a pessoa jurídica da Pastoral da Sobriedade".

Em 1998, como fruto deste encontro, na 36ª Assembleia dos Bispos do Brasil, para responder à delicada questão do uso de drogas, foi aprovada por unanimidade a criação da Pastoral da Prevenção e Recuperação da Dependência Química com o nome de Pastoral da Sobriedade, em 2001 foi realizada a campanha da Fraternidade ‘Vida Sim! Drogas não!’. 

Em 2002 no Congresso Nacional da Pastoral da Sobriedade em Itaici a ANCTC – Associação Nacional de Comunidades Terapêuticas Cristãs e Instituições Afins foi transformada em FNCTC – Federação Nacional de Comunidades Terapêuticas Católicas e Instituições Afins. A FNCTC é a pessoa jurídica da Pastoral da Sobriedade. Atualmente o presidente de honra é o bispo de Lins, Dom Irineu Danelon e o presidente, padre Idonizete  Krüger.

Portal A12.com – Hoje, a Federação está passando por uma reestruturação, uma reformulação de sua missão junto às comunidades terapêuticas. Fale um pouco sobre o que está sendo realizado, qual é essa nova proposta e qual objetivo pretende atingir?
Ana Godoy – A Pastoral da Sobriedade atua em cinco frentes: prevenção, intervenção, recuperação, reinserção sócio familiar e atuação política. Desde sua implantação a Pastoral da Sobriedade viu a necessidade de se estruturar nas Paróquias com os grupos de autoajuda, dando o primeiro acolhimento aos dependentes químicos e familiares e encaminhamento para as CTs, quando necessário. Mas, sempre apoiando as comunidades existentes e incentivando a criação nas Dioceses que não possuíam este serviço. Em 2001 logo após a Campanha da Fraternidade o Coordenador Nacional e Presidente da FNCTC Luiz Antônio Bortolin fez a seguinte recomendação: “Agora, nossa prioridade são os cursos de formação e capacitação do agente sob a coordenação deste fantástico padre João Ceconello e sua equipe. E com estes cursos o tempo é de consolidar estruturalmente essa Pastoral que, nos ensinamentos de João Paulo II, deve ser baseada no Evangelho e no Magistério da Igreja”. 

Atualmente com a Pastoral consolidada nos 17 Regionais da CNBB e com mais de 1000 grupos de autoajuda nas paróquias e o avanço das drogas, principalmente o crack, o advento de novas leis e em visitas às CTs percebemos a necessidade de estar mais próximos deste serviço, efetivando a FNCTC. E também a partir das estatísticas sobre a Igreja Católica no Brasil, a FNCTC e a Pastoral da Sobriedade, tomou como desafio fazer um levantamento das instituições católicas que se dedicam ao acolhimento, tratamento e reinserção social dos dependentes químicos no Brasil. Pois estes números não são conhecidos. 

 

No Brasil, existem 2 mil comunidades terapêticas. 

Portal A12.com – Que dados temos na atualidade sobre as Comunidades Terapêuticas no Brasil?
Ana Godoy – Em 2012, a SENAD - Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, através da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e com execução das federações fez um mapeamento de todas as CTs no Brasil e catalogou 2000 estabelecimentos. 

Portal A12.com – Qual o maior desafio no trabalho realizado pelas comunidades na atualidade? 
Ana Godoy – Como presidente de uma comunidade terapêutica destaco as seguintes necessidades: planejamento e gestão (profissionalismo), mão de obra especializada, manual de espiritualidade baseado nos 12 passos da Pastoral da Sobriedade e sustentabilidade.

Veja a programação completa, abrindo aqui o arquivo: programacao_encontro_fnctc_2013

Foto de arquivo: Ana Godoy/Pastoral Sobriedade.

Tomada de posse da Federação e da Pastoral da Sobriedade. 

 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...